Capítulo de livro
Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de Monsaraz
Carlos Boto Medinas (Medinas, C. ); Olga Magano (Magano, O.);
Título Livro
CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-05-03 07:50)

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Abstract/Resumo
Através de um estudo desenvolvido em Reguengos de Monsaraz procurou-se conhe-cer de que forma é que as pessoas ciganas acedem e manuseiam recursos tecnológicos e de informação, essenciais para a vida quotidiana nas sociedades contemporâneas. Com esse objetivo foi aplicado um inquérito por questionário a pessoas ciganas residentes em Reguengos de Monsaraz cujos resultados revelam que 75% dos inquiridos abandonaram a escola e 38% não sabem ler, ou seja, é revelado um quadro de analfabetismo, abandono escolar e iliteracia, que são os principais constrangimentos para exercer a literacia digital. Apesar de as pessoas ciganas já terem contactado com alguma forma de tecnologia há dificuldades em aceder a computadores e a Internet: por um lado, são poucas as pessoas que dispõem destes serviços e equipamentos em casa e, por outro lado, não têm competências suficientes para um uso autó-nomo. Muitos ciganos reguenguenses acedem a equipamentos e à Internet nos espaços munici-pais, no entanto, responsáveis destes espaços salientam as dificuldades de leitura e escrita, sendo necessário um apoio personalizado. Ou seja, verifica-se que a situação de pobreza e ex-clusão em que esta população se encontra provoca um outro tipo de exclusão, que é a infoex-clusão e a iliteracia traduzida também em iliteracia digital.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave