Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica.
Título Revista
Linhas Críticas
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações
externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos
alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as
aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações
internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração
de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados
nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas
e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que
apoiem a formação dos professores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação em Educação,Avaliação das Aprendizagens,Avaliação Externa,Avaliação Interna,Políticas Públicas,Educação
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais