Artigo em revista científica
Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica.
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Título Revista
Linhas Críticas
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação em Educação,Avaliação das Aprendizagens,Avaliação Externa,Avaliação Interna,Políticas Públicas,Educação
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais