Artigo em revista científica
O impacto do uso de tecnologias no desempenho docente – estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Pedro Miguel Marques da Costa (Da Costa, P. M. M.); Generosa do Nascimento (Do Nascimento, G.); Marcelo Borges Rocha (Rocha, M. B.);
Título Revista
REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) The impact of the use of technologies on teaching performance – a comparative study between Portugal and Brazil

Abstract/Resumo
Este artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objeto de estudo foi a Avaliação de Desempenho Docente, através de uma análise comparativa entre duas instituições de ensino particular, uma localizada em Portugal e outra no Brasil. A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento, para as escolas e para os professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e conduz à reflexão, à melhoria do desempenho dos professores e da qualidade do ensino. Para o efeito foram realizadas entrevistas com professores para investigar o impacto do uso de tecnologias no desempenho docente. A maioria dos entrevistados percebe a importância da tecnologia para suas práticas e, ambas instituições incentivam seu uso por considerarem que facilita o desempenho do professor e a aprendizagem dos alunos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação de desempenho docente,Novas tecnologias,Novas metodologias de ensino