Artigo em revista científica
A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal
Machado, Sónia (Machado, S.); Joana Duarte Correia (Correia, J.); José António Marques Moreira (Moreira, J. A.);
Título Revista
TICs & EaD em Foco
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-26 08:17)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) La importancia de la enseñanza y el aprendizaje en un entorno penitenciario y el surgimiento de la educación digital en una prisión para mujeres en Portugal

(Inglês) The importance of teaching and learning in a prison environment and the emergence of digital education in a female prison in Portugal

Abstract/Resumo
Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Formação,Presídios,Tecnologias digitais,Inclusão