Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Gestão de Resultados
Título Evento
X Congresso de Contabilidade
Ano (publicação definitiva)
2005
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o tema da gestão e manipulação dos resultados das empresas pelos gestores e do efeito que essa gestão de resultados produz nas demonstrações financeiras.
Para o efeito identificam-se os métodos utilizados na implementação desta prática, abordando-a através de três diferentes perspectivas: (i) organização e funcionamento do governo das sociedades (corporate governance), (ii) mercado e analistas financeiros e (iii) auditores externos.
Tendo por base esta óptica transversal de análise são, paralelamente, apontados os factores que poderão influenciar e explicar as práticas de gestão de resultados, relativamente às quais se encontrou clara evidência de disseminação por diversos sectores e em diversos países.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Accruals Discricionários; Contabilidade Criativa,Earnings Management,Income Smoothing,Modelo de Jones Modificado