Talk
Gestão de Resultados
Nuno Magro (Magro, N.); Jorge Penedo (Penedo, J.); Luís Pimentel (Pimentel, L.); Pedro Trabucho (Trabucho, P.);
Event Title
X Congresso de Contabilidade
Year (definitive publication)
2005
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o tema da gestão e manipulação dos resultados das empresas pelos gestores e do efeito que essa gestão de resultados produz nas demonstrações financeiras. Para o efeito identificam-se os métodos utilizados na implementação desta prática, abordando-a através de três diferentes perspectivas: (i) organização e funcionamento do governo das sociedades (corporate governance), (ii) mercado e analistas financeiros e (iii) auditores externos. Tendo por base esta óptica transversal de análise são, paralelamente, apontados os factores que poderão influenciar e explicar as práticas de gestão de resultados, relativamente às quais se encontrou clara evidência de disseminação por diversos sectores e em diversos países.
Acknowledgements
--
Keywords
Accruals Discricionários; Contabilidade Criativa,Earnings Management,Income Smoothing,Modelo de Jones Modificado