Artigo em revista científica
Cor e tipografia em capa de livro: Emoções, atratividade e intenção de compra
Carolina Leonardo (Leonardo, C.); Luisa Martinez (Martinez, L. M.); Filipe R. Ramos (Ramos, F. R.);
Título Revista
Revista Brasileira de Expressão Gráfica
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
A literatura sobre a influência da cor e da tipografia tem revelado alguma contradição e nem sempre é objeto de reflexão na área editorial. Esta pesquisa tem como principal objetivo contribuir para a perceção relativa à cor e tipografia em capa de livro. Foram analisadas as emoções (positivas e negativas), atratividade e intenção de compra, em relação a capas de livros digitalmente manipuladas. De acordo com os participantes (n=166), cores quentes e cores complementares induziram a maior atratividade e intenção de compra. Quanto à tipografia, os resultados foram menos conclusivos, embora as fontes preferidas tenham sido as serifadas, ornamentais e não helvéticas. Finalmente, discutiram-se implicações práticas para designers gráficos e marketers.
Agradecimentos/Acknowledgements
Este trabalho foi financiado pela UNIDCOM através de uma Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UIDB/DES/00711/2020) atribuída à UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Lisboa, Portugal
Palavras-chave
Design,Cor,Tipografia,Intenção de compra,Atratividade
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/DES/00711/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia