Artigo em revista científica Q4
Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português
Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Educação
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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Títulos Alternativos

(Inglês) Inclusive education: Analytical framework and application to the Portuguese case

(Espanhol/Castelhano) Educación inclusiva: propuesta de un marco analítico y aplicación al caso portugués

Abstract/Resumo
O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Inclusão,Políticas,Aprendizagem,Indicadores
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia