Capítulo de livro
O mercado de trabalho no desenvolvimento sustentável
Vasco Rato (Rato, V.); Catarina Roseta-Palma (Roseta-Palma, C.); Ana Simaens (Simaens, A.); Nelson Ramalho (Ramalho, N.);
Título Livro
Mercado de Trabalho em Portugal - Do Teletrabalho ao Salário Mínimo
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 08:45)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O reconhecimento dos desafios associados à crise climática e outros fatores de risco relativos ao ambiente e à natureza tem aumentado de forma consistente nos últimos anos. Neste contexto, o desenvolvimento das atividades económicas evoluirá no sentido da internalização de princípios de proteção dos ecossistemas naturais enquanto suporte de vida e bem-estar da espécie humana. O mercado de trabalho assume, pois, uma relevância particular na medida em que estão também em causa novos conhecimentos e competências e, deste modo, novas funções e novas profissões. A delimitação conceptual do que é um emprego verde tem sido alvo de debate contínuo, cuja evolução recente acrescenta aspetos de bem-estar social, a par com a dimensão ambiental, no que pode ser designado de evolução para empregos sustentáveis, em alternativa a emprego verde. Este capítulo discute esta evolução, o impacto estimado na economia, as competências a desenvolver e os desafios futuros na relação entre mercado de trabalho e desenvolvimento sustentável.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.