Artigo em revista científica
Social media communications’ influence on initial coin offerings’ success in the banking sector
Ana Brochado (Brochado, A.); Joana Costa (Costa, J.);
Título Revista
Lusíada Economia e Empresa
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-09 07:57)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Português) A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOS) do setor bancário

Abstract/Resumo
As Initial Coin Offerings (ICOs) são uma forma alternativa de financiamento, destinada a projetos com modelo de negócio baseado na tecnologia blockchain. O presente estudo propõe-se analisar a associação entre a utilização de comunicação nos canais digitais pelos promotores do projeto e os ratings dos projetos publicados online por entidades terceiras e o sucesso das ICOs na fase de emissão. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs do setor bancário, nomeadamente a utilização das plataformas Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube. Adicionalmente, as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs. Do ponto de vista teórico os resultados indicam que a comunicação nos canais digitais (e.g., código fonte, whitepaper) permite reduzir a assimetria de informação entre promotores e investidores numa ICO.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Initial coin offerings,Social media,Financiamento alternativo,Start-up,Blockchain