Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Publicação em atas de evento científico
Proceedings of the International Workshop Accounting and Taxation (IWAT2023)
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Títulos Alternativos
(Inglês) Preparation of a Balanced Scorecard for a Small and Medium-sized Company in the subsector of energy
Abstract/Resumo
Objetivo: O presente trabalho de investigação, tem como principal objetivo a elaboração de um balanced scorecard (BSC) para uma pequena e média empresa (PME), que atua no mercado da manutenção industrial em Portugal, no subsetor da energia.
Metodologia: Este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, tendo sido adoptado o método de investigação de estudo de caso.
Resultados: Este estudo permite perceber que a conceção de um modelo do BSC para uma PME é fulcral para a formulação e implementação estratégica. A concepção do BSC revelou ser uma ferramenta de fácil compreensão, não se limitando à perspectiva financeira e promovendo a sua utilização nas restantes áreas chave da organização. Este processo não foi isento de desafios, associados sobretudo aos recursos humanos e financeiros necessários para a operacionalização desta ferramenta de gestão.
Originalidade: Apesar da vasta literatura existente sobre BSC, poucos têm sidos os estudos que avaliam a adequabilidade e utilidade desta ferramenta no contexto das PME. A grande parte das experiências de implementação documentadas, referem-se a grandes empresas, sendo muito limitada a investigação teórica e empírica da experiência do BSC no contexto de PME. Os poucos estudos existentes apresentam resultados inconsistentes, pelo que este estudo pretende contribuir para aumentar o conhecimento nesta área.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Balanced Scorecard,Sistemas de avaliação de desempenho,Controlo de gestão,Pequenas e Médias Empresas,Subsector de energia