Publicação em atas de evento científico
Modelação da velocidade em lombas isoladas
João Pedro Silva (Silva, J. P.); Álvaro Seco (Seco, A.); Maria Helena de Aguiar Pereira e Pestana (Pestana, M.H.); Ana Bastos Silva (Silva, A.B.);
7º Congresso Rodoviário Português "Novos desafios para a atividade rodoviária"
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A utilização de Lombas Redutoras de Velocidade (LRV) tem se generalizado um pouco por todo o mundo. No entanto há ainda questões pouco conhecidas… Qual o seu efeito a nível da redução da velocidade? Qual o seu efeito em função das diversas tipologias de comportamento dos condutores? Quais os impactos ao nível das velocidades e emissões de CO2? As LRV de velocidade são uma medida bastante eficaz e eficiente para reduzir a velocidade dos veículos. Foi possível obter reduções medias de 50%. A característica física que revelou maior influência na redução de velocidade é a altura da lomba. O tipo de perfil tem uma influência relativamente baixa. Em termos ambientais a instalação de uma LRV equivale, em termos médios a uma duplicação dos valores de CO2 emitidos na sua área de influência; A instalação de LRV deve, sempre que possível, ser objeto de uma análise comparativa abrangente que integre todas as vertentes do problema.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Lombas redutoras de velocidade, Acalmia de tráfego, Perfis de velocidade