Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Modelação da velocidade em lombas isoladas
7º Congresso Rodoviário Português "Novos desafios para a atividade rodoviária"
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A utilização de Lombas Redutoras de Velocidade (LRV) tem se
generalizado um pouco por todo o mundo.
No entanto há ainda questões pouco conhecidas…
Qual o seu efeito a nível da redução da velocidade?
Qual o seu efeito em função das diversas tipologias de
comportamento dos condutores?
Quais os impactos ao nível das velocidades e emissões
de CO2?
As LRV de velocidade são uma medida bastante eficaz e eficiente para reduzir a
velocidade dos veículos. Foi possível obter reduções medias de 50%.
A característica física que revelou maior influência na redução de velocidade é a
altura da lomba. O tipo de perfil tem uma influência relativamente baixa.
Em termos ambientais a instalação de uma LRV equivale, em termos médios a uma
duplicação dos valores de CO2 emitidos na sua área de influência;
A instalação de LRV deve, sempre que possível, ser objeto de uma análise
comparativa abrangente que integre todas as vertentes do problema.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Lombas redutoras de velocidade, Acalmia de tráfego, Perfis de velocidade