Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Português) Da resiliência à transformação pedagógica: O que aprendemos com os desafios? práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal
Abstract/Resumo
O presente capítulo tem por objetivo demonstrar o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia de ensino inovadora de aprendizagem experiencial e online, na medida em que apresenta os temas interdisciplinares e geralmente abordados separadamente: a contabilidade e o empreendedorismo. Os conteúdos foram desenhados da perspetiva teórica e técnica, e complementados pela aplicação de casos reais e visitas de estudo às empresas, permitindo que os estudantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos em termos práticos. Adicionalmente, a metodologia desenvolvida visa fortalecer capacidades e estímulos para investigação no ensino superior, tendo por base, a realização de workshops de investigação e elaboração de uma proposta para investigação ligada às empresas. Os resultados demonstram que a metodologia incentiva os alunos a refletir criticamente sobre informação contabilística e financeira e novos modelos de negócio, bem como estimula como recurso para investigação. Este capítulo demonstra o uso de uma metodologia de ambiente real de aprendizagem num contexto de negócios atuais, para estudar nos cursos de gestão, contabilidade e outras áreas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave