A universidade na resposta à crise
A universidade na resposta à crise

Episódio 1 - Neste episódio, vamos conhecer as respostas oferecidas pela Antropologia na resolução dos problemas relacionados com os Direitos Humanos, através da análise de Miguel Vale de Almeida, professor no Iscte e investigador no CRIA.

Episódio 2Qual  a importância da gestão e da liderança na resposta aos desafios da crise? Todas as respostas através do olhar de Ana Margarida Passos, professora no departamento de recursos humanos e comportamento organizacional da Iscte Business School.

Episódio 3 - Necessitamos de construir, aplicar e avaliar as políticas públicas. Mas, como? A análise de Pedro Adão e Silva, investigador e professor no departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Iscte, dá-nos umas pistas sobre o caminho a percorrer para termos melhores políticas públicas.

Episódio 4  Neste episódio, conhecemos as respostas oferecidas na área da Ciência de Dados. Declarações de Ana de Almeida, investigadora e professora do departamento de Ciências e Tecnologias de Informação do Iscte.

Episódio 5 -  Recorda-se da ausência de álcool e de papel higiénico nas prateleiras dos supermercados? Quais são as operações necessárias para evitar este tipo de disrupções? Conheça as respostas do saber científico através da voz do professor José Crespo de Carvalho, investigador e professor do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral do Iscte e presidente do Iscte Executive Education.

Episódio 6 - Hoje conhecemos as respostas oferecidas na área da Economia Política. Declarações de economista Ricardo Paes Mamede, professora do Departamento de Economia Política do Iscte.

Episódio 7 -  Com esta verdadeira revolução do digital, como se combate o cibercrime? A importância da universidade, na educação, formação e sensibilização, através da análise de Carlos Serrão, investigador e professor no Iscte.

Episódio 8 -  Cada vez mais as estratégias de marketing são personalizadas de forma a ir aos interesses de quem compra. Mas, como guardamos os dados? Conseguimos identificar padrões de comportamento? Conseguimos prever em tempos de pandemia?

Episódio 9 -  Neste episódio analisamos a importância e as soluções que a Sociologia pode dar na análise da sociedade, as suas transformações e o nível de coesão social. A análise, em tempos de pandemia, pelo professor e investigador no Iscte, Renato Miguel do Carmo.

Episódio 10: As respostas para a pandemia através de melhores políticas públicas e ação humanitária, com a análise de Paulo Pedroso, docente e investigador no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.

Episódio 11: Todos sabemos que houve alterações com a pandemia. Vivemos tempos em que a distância é a palavra de "ordem" , sem a proximidade que caracteriza os seres humanos. Quais sãos os efeitos desta nova realidade? Podemos menosprezar os efeitos que a pandemia irá trazer no campo da saúde mental? Análise da professora e investigadora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Iscte, Maria Luísa Lima.

Episódio 12: A pandemia dá-nos a oportunidade de pensar devidamente as alterações climáticas. Haverá uma nova era dos componentes energéticos? Teremos uma descabornização aliada à desmaterialização do consumo? As respostas ambientais dadas por Nuno Bento, investigador no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.