Athena – University Goes Digital for a Sustainable Global Education

Athena – University Goes Digital for a Sustainable Global Education
Athena – University Goes Digital for a Sustainable Global Education

Realizou-se a 15 de Março de 2021 a reunião de arranque do Projeto Athena, University Goes Digital for a Sustainable Global Education, financiado pelo Programa Erasmus +, e coordenado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

São parceiros do Iscte neste projeto a Universidade Gustave Eiffel (França), a Universidade de Florença (Itália), a Universidade Sigmund Freud (Áustria), e a empresa WebWise (Portugal). Participam ainda como parceiros associados a Microsoft, a Agência Universitária Francófona (AUF) e outras três Universidades: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Santiago e École Supérieure des Sciences Économiques et commerciales de Tunis.

O Projeto Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro.

Com o envolvimento ativo de docentes e alunos desde o início do projeto, ATHENA irá criar, testar e implementar práticas digitais inovadoras, colocando em uso tecnologias para criar novas abordagens pedagógicas e alcançar melhores experiências de ensino e aprendizagem.

O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.