Conclusão do projeto sobre Inovação na resposta de Ação Humanitária

Conclusão do projeto sobre Inovação na resposta de Ação Humanitária
Conclusão do projeto sobre Inovação na resposta de Ação Humanitária

Terminou o projeto InovHumRe – Innovation in Humanitarian Response, que durou três anos e envolveu a cooperação entre universidades e ONG de cinco países. O projeto mobilizou, em Portugal, o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr); em Espanha, a Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED) e Fundação Magtel; na Turquia, a Universidade Hacettepe, SHUDER e Sened Dernegi; no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas e, na Colômbia, a Universidade Icesi.

No Iscte, a equipa foi constituída pelos docentes Paulo Pedroso (coordenador), Joana Azevedo, Jorge Ferreira, Annelien Groten e Raquel Freitas.

As atividades previstas pelo InovHumRe – Innovation in Humanitarian Response foram implementadas com sucesso, como os resultados demonstram:

  • Relatório de prospeção (Outlook report), que contém o estado da arte, as metodologias e as boas práticas no que diz respeito à avaliação participativa na área da ação humanitária em cada um dos países envolvidos – Portugal, Espanha, Turquia, Brasil e Colômbia;
  • Desenho e implementação de uma nova unidade curricular em Avaliação Participativa em ação humanitária, desenvolvida em parceria entre as universidades parceiras e as ONG do projeto. Foi já ministrada no Iscte, UNED e Hacettepe University, passando a fazer parte da oferta formativa das universidades;
  • Criação de um canal no Youtube que reúne o acervo de vídeos elaborados pelos parceiros do projeto. Pode ser utilizado por professores, estudantes e profissionais, como ferramenta educativa para a aprendizagem e ensino da Avaliação Participativa em projetos de ação humanitária;
  • Um Handbook, que condensa os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, incluindo exemplos práticos e enquadramento teórico. Procura fortalecer a cultura de avaliação no planeamento e execução de serviços sociais em contextos humanitários.

 

Como resultado adicional, destaca-se a assinatura Declaração de Lisboa para o “Desenvolvimento do Serviço Social e da Ação Humanitária no século XXI”, entre o consórcio e os presidentes das três principais organizações internacionais de serviço social - International Association of Schools of Social Work, International Council on Social Welfare, International Federation of Social Workers. É uma declaração que coloca em cima da mesa o reforço da ajuda humanitária, a melhoria das competências e aptidões dos assistentes sociais, a conceção de novos programas de formação e a necessidade de apostar na participação e no co-design como estratégias para melhorar a inclusão social. A Declaração foi assinada a 16 de novembro de 2023, no Iscte, durante a Conferência final do projeto.

Neste projeto estiveram envolvidos estudantes, professores, investigadores, ONG, profissionais de ação humanitária e a sociedade civil, em geral. Os resultados estão disponíveis, para utilização gratuita, no website do projeto, na página “Resultados”.

Video das atividades do projeto.