Estudo Defende Maior Proximidade entre as Actividades Culturais e Criativas e as Instituições de Ensino Superior

Estudo Defende Maior Proximidade entre as Actividades Culturais e Criativas e as Instituições de Ensino Superior
Estudo Defende Maior Proximidade entre as Actividades Culturais e Criativas e as Instituições de Ensino Superior

 

No passado dia 30 de Maio, no ISCTE-IUL, foram apresentados os resultados de um estudo elaborado no âmbito do projecto 4H-CREAT sobre as políticas de transferência de conhecimento entre as instituições de ensino superior (IES) e as actividades culturais. O estudo foi realizado pela equipa do DINÂMIA’CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, que implementa o projecto em Portugal e que é coordenada pela investigadora Ana Rita Cruz.

O estudo, que procurou comparar sete regiões de cinco países do Espaço Atlântico, enfatiza as profundas diferenças regionais em termos de políticas e práticas face às actividades culturais e criativas. No entanto, conclui que todas as regiões carecem de uma política de transferência de conhecimento activa e específica para este tipo de actividades, notando o seu elevado potencial económico e de coesão social e cultural.

Algumas das recomendações tecidas incluem colocar a universidade com um papel de ancoragem do tecido associativo sectorial, bem como a criação de regimes de maior flexibilidade para académicos operando no sector cultural e criativo.

O estudo completo pode ser acedido aqui. Para mais informações sobre o projecto 4H-CREAT consulte 4hcreat.eu