Ana Vaz Milheiro, investigadora integrada do DinâmiaCET Iscte, conquistou uma bolsa avançada do Conselho Europeu de Investigação - ERC Advanced Grant - no valor aproximado de dois milhões e meio de euros.
Esta bolsa vem permitir consolidar o trabalho que Ana Vaz Milheiro tem vindo a realizar ao longo de mais de uma década, sobre a arquitetura colonial produzida na antiga diáspora portuguesa.
O projeto de investigação que agora se inicia, e que esta ERC Advanced Grant vai financiar, intitula-se “ArchLabour - Arquitetura, Colonialismo e Trabalho. O papel e o legado do trabalho em massa na conceção, planeamento e construção de Obras Públicas nos antigos territórios africanos sob domínio colonial português”.
Com este projeto, a investigadora pretende analisar o confronto entre a erudição do corpo técnico, que atuou nos territórios ultramarinos, constituído por arquitetos e engenheiros, e a mão-de-obra local disponível, não-qualificada, detentora de saber empírico. Os atores locais, ignorados pela historiografia heroica, revelam assim o seu papel fundamental para descodificar a paisagem urbana colonial, nas suas dimensões tecnológicas e sociais, em linha com as visões multilateralistas do pensamento contemporâneo.
Ana Vaz Milheiro é investigadora integrada do Dinâmia’CET-IUL e investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. É também Professora assistente com agregação na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.