ISCTE preenche todas as vagas na 1ª fase de acesso ao Ensino Superior

ISCTE preenche todas as vagas na 1ª fase de acesso ao Ensino Superior
ISCTE preenche todas as vagas na 1ª fase de acesso ao Ensino Superior

O ISCTE saltou para o primeiro lugar no Índice de Força (que mede as primeiras opções dos estudantes) e continua a primeira universidade a esgotar as suas vagas. A média das notas dos últimos estudantes colocados subiu para 14,7 valores. A licenciatura em Ciência de Dados, a primeira em Portugal, esgotou todas as vagas no regime diurno e no pós-laboral. 

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa voltou a ser a primeira universidade pública portuguesa a esgotar todas as vagas oferecidas na primeira fase de candidaturas ao ensino superior de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.  Este resultado, no entanto, contém este ano um facto novo: o preenchimento de todas as vagas na nova Licenciatura em Ciência de Dados, quer no regime diurno, quer no regime pós-laboral. 

“A ciência de dados é uma ferramenta que vai ser transversal a todas as áreas do conhecimento, tal como hoje é o inglês”, afirma a reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues. “Foi por isso que o ISCTE se empenhou tanto em ser pioneiro nesta área, abrindo a licenciatura e lançando uma pós-graduação na mesma área, ao mesmo tempo que passou a ter uma nova unidade curricular de Ciência de Dados em todas as suas licenciaturas: será uma cadeira de 3º ano e, conforme os cursos, terá adaptações nos seus conteúdos”. No ano letivo de 2020-2021 abrirá o mestrado em Ciência de Dados.

O ISCTE registou uma subida muito expressiva do seu Índice de Força, passando agora a ser a universidade pública com índice de força mais elevado – 174,3%. Ou seja, a maioria dos estudantes que ocupou as suas vagas escolheu os cursos do ISCTE-IUL como primeira opção.

O ISCTE regista também uma melhoria da nota mais baixa em todos os cursos. A média das notas dos últimos colocados aumentou de 14,2 valores em 2018 para 14,7 este ano. Esta subida verificou-se no contexto de um aumento de 60 vagas do ano passado para este ano: em 2018 eram 1049, este ano foram 1109.

“Esta elevada procura do ISCTE por parte dos estudantes é o reconhecimento da qualidade do ensino e da capacidade de inovação que o ISCTE demonstra há várias décadas”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues. “O ISCTE, enquanto universidade focada nos processos de inovação, continua a responder muito bem aos desafios da sociedade”.