Noite Europeia dos Investigadores 2020

Noite Europeia dos Investigadores 2020
Noite Europeia dos Investigadores 2020
A Noite Europeia dos Investigadores está de regresso, com um programa nacional online e com iniciativas em quatro cidades de Norte a Sul do país.

Neste ano atípico, a iniciativa decorrerá no dia 27 de novembro, entre as 15h00 e as 22h00, incluindo mais de 220 atividades online, programas locais e o envolvimento de cerca de 1750 investigadores a nível nacional. A abertura online do evento está marcada para as 14h30, trinta minutos antes do início das atividades. O consórcio do projeto europeu “Ciência e Natureza” (SCINAT) - que inclui como parceiros o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, o MUHNAC-ULISBOA ou outras instituições nacionais de ensino superior e de ciência - irá assegurar a realização de mais uma edição deste emblemático evento sob o tema Ciência e Natureza.

Os programas deste ano, online e locais, oferecem a possibilidade de participação em atividades organizadas pelo consórcio para conhecer o que de melhor se faz ao nível da temática, destacando os projetos europeus, a preservação do património natural e cultural e a investigação na saúde, abordando a pandemia COVID19. Tendo em conta os constrangimentos de saúde pública atuais, a Noite Europeia dos Investigadores em 2020 será assim diferente, mas muito criativa, com um programa online que inclui mais de duas centenas de atividades desenvolvidas de Norte a Sul do país e com programas locais que responderão às medidas de contingência a adotar por cada concelho.

Em Lisboa, os parceiros locais prepararam um conjunto de atividades desenvolvidas por investigadores de renome, responsáveis por projetos nacionais e europeus no âmbito das temáticas associadas à conservação do património natural e cultural, à participação pública em desafios ambientais e na transição sustentável e à COVID19. As atividades serão gravadas a partir do MUHNAC, simulando os espaços e o ambiente a que os visitantes mais assíduos foram habituados nos últimos anos.

O programa nacional online e os programas locais, assim como toda a informação sobre a iniciativa de 2020, estão presentes nesta página.

Garanta já a participação na maior festa da ciência em Portugall