Começaram em março os testes da nova assistente digital na área da saúde e envelhecimento ativo – IRINA. Desenvolvida em Portugal, Suécia e Hungria, pretende melhorar a comunicação entre pessoas idosas, suas famílias e cuidadores.
Segundo Lázaro Ourique, investigador ISTAR-IUL, “A IRINA é um assistente digital, que permite aos idosos serem mais independentes e fornece o apoio para uma vida mais segura, saudável e organizada, ao mesmo tempo que pretende aproximar os mesmos das suas famílias facilitando o acesso destes aos novos meios de comunicação digitais.”
O seu maior objetivo é o de apoiar os idosos nas suas atividades diárias, facilitar a comunicação com as suas famílias, bem como, simplificar a recolha de dados relativos à sua saúde – tensão arterial, níveis de glucose, peso, etc. - e comunicação dos mesmos a cuidadores na área da saúde, como médicos e enfermeiros.
A IRINA foi desenvolvida pelo projeto OLA – Organizational Life Assistant e a sua aplicação é da responsabilidade da Confort Keepers, Liquid Media e Bay Zoltán NonProfit Ltd. For Applied Research, com a coordenação técnica do grupo Digital Living Spaces do ISTAR-IUL (ISCTE-IUL), por Miguel Sales Dias, e a coordenação administrativa da INOVA +.
O projeto OLA visa dar resposta aos desafios da sociedade atual, oferecendo um inovador Assistente de Vida Organizacional (IRINA), uma presença virtual que ajude os cuidadores na prestação de uma assistência personalizada de alta qualidade. A IRINA procura facilitar a interação entre idosos, a sua família e outros serviços ou profissionais na área da saúde.