Experiências Pedagógicas e Processos Aprendizagem em Serviço Social
Experiências Pedagógicas e Processos Aprendizagem em Serviço Social
Descrição

A unidade curricular "Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social", lecionada no 1.º ano das licenciaturas (diurna e PL) em Serviço Social no Iscte, oferece uma experiência laboratorial e prática com o objetivo de aproximar os estudantes a áreas de intervenção do Serviço Social, promovendo uma ligação próxima à comunidade desde o início do seu percurso formativo. Procura-se que ao longo de um semestre, os estudantes desenvolvam um trabalho colaborativo que lhes permita desenvolver conhecimentos e competências, designadamente sobre campos e domínios específicos de intervenção dos assistentes sociais no setor público, privado e de solidariedade social; contextos do exercício profissional, explorando novos campos de intervenção do Serviço Social na sociedade contemporânea; a técnica de observação aplicada ao Serviço Social e analisar o contexto organizacional e territorial do assistente social; e o planeamento do estudo e estratégias para a análise, intervenção e avaliação nos domínios e campos profissionais do Serviço Social. 
Este projeto envolve um modelo de mentoria com estudantes do 3.º ano, contando com a parceria do Núcleo de Estudantes de Serviço Social (NESS). As atividades incluem visitas a organizações comunitárias para observação e a produção de apresentações orais e posters científicos. Assim, surgem algumas questões relevantes que visam promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas contemporâneas: Qual o impacto da mentoria no desenvolvimento e integração dos estudantes do 1.º ano na universidade? Como é que os mentores (estudantes do 3.º ano) percebem e avaliam a sua contribuição e crescimento através deste processo de mentoria? Quais são os contributos das visitas de campo para o fortalecimento da relação entre a academia e as organizações locais e comunitárias? Que resultados emergem da experiência aplicada que possam servir de referencial para futuras ações?

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte Educação e Ciência Parceiro 2025-01-01 2026-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Elsa Justino Professora Auxiliar (DCPPP); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2025-01-01 2026-12-31
Inês Casquilho-Martins Professora Auxiliar (DCPPP); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2025-01-01 2026-12-31
Jorge Manuel Leitão Ferreira Professor Associado (com Agregação) (DCPPP); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Investigador 2025-01-01 2026-12-31
Maria Inês E. Santo Professora Auxiliar Convidada (DCPPP); Investigadora Associada (CIES-Iscte); Investigadora 2025-01-01 2026-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Experiências Pedagógicas e Processos Aprendizagem em Serviço Social
2025-01-01
2026-12-31