Greves de fome na Palestina: resistindo à ocupação militar, à detenção administrativa e ao poder carcerário
Descrição

Este projeto abordará dois temas principais interligados. O primeiro centra-se no recurso de Israel à detençãoadministrativa, que encarcera palestinianos por motivos não revelados. O segundo é o recurso dos palestinianos à greve de fome, que visa, em última instância, pôr fim à prática de detenção administrativa por parte de Israel e garantir a libertação dos prisioneiros. As greves de fome, como forma poderosa de resistência, são utilizadas como último recurso para alcançar as reivindicações dos prisioneiros políticos palestinianos, recuperando a autonomia e o controlo sobre o próprio corpo através da recusa de comer. Paradoxalmente, esta forma radical de resistência, que funciona através do auto-sacrifício, aumenta a sua força à medida que a visibilidade da greve de fome e a deterioração contínua do corpo dos prisioneiros aumentam. 

Considerando os temas acima interligados como os principais objetos de estudo, pretendo examinar o sucesso desta ferramenta de resistência prisional desde a Segunda Intifada (2000-2005) para compreender se os objetivos dos prisioneiros políticos palestinianos encarcerados em detenção administrativa foram alcançados com sucesso.  Em termos metodológicos, utilizarei uma abordagem qualitativa, em particular realizando trabalho de campo em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia com e sobre ex-prisioneiros políticos palestinianos que participaram em greves de fome. Os conceitos de necroresistência, resistência baseada na prisão, poder carcerário e sumud serão explorados através das experiências de ex-prisioneiros políticos palestinianos. Isto significa que o nível micro será o principal nível de análise da minha tese. Analisarei também as práticas do Serviço Prisional de Israel (IPS) através de relatórios de organizações intergovernamentais e de direitos humanos, tais como as Nações Unidas, a Amnistia Internacional, a B'Tselem, a Human Rights Watch e a Addameer.

Além disso, há outros dois objetivos principais: (i) analisar a mudança das greves de fome coletivas para individuais após a Segunda Intifada; (ii) explorar o papel dos partidos políticos palestinianos na resistência política prisional palestiniana contemporânea. Igualmente importante, a análise do uso da detenção administrativa por Israel não se limitará aos homens palestinianos, mas também pretendo investigar o impacto das medidas de Israel nas mulheres palestinianas e como elas têm usado as greves de fome. 

Com base nestas premissas e objetivos, a investigação de doutoramento abordará a seguinte questão central: «Como é que as greves de fome podem ser enquadradas no movimento de resistência palestiniano contemporâneo?». Também analisarei três subquestões: «Como é que as políticas de detenção administrativa de Israel ajudaram a unir diferentes frentes da resistência palestiniana?», «Como as greves de fome individuais alteraram o poder desta ferramenta de resistência?» e «Como é que a reação de Israel mudou em relação às greves de fome individuais palestinianas nos últimos vinte anos?».

Como a resistência dos prisioneiros políticos palestinianos está intrinsecamente ligada ao movimento de resistência palestiniano fora do IPS e contra o Estado colonialista israelita, não só serão exploradas as práticas colonialistas israelitas, mas também o movimento de resistência palestiniano fora do IPS. Em geral, a principal contribuição para este tópico será determinar por que e como as greves de fome coletivas são agora realizadas com mais frequência individualmente e como isso pode ter transformado o impacto das greves de fome coletivas.

Palavras-chave: Greves de fome; Resistência palestina; Necroresistência; Israel; Sumud.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CEI-Iscte Democracia, Ativismos e Cidadania Parceiro 2021-08-01 2025-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
João Borralho Bolseiro de Doutoramento (CEI-Iscte); Bolseiro de Doutoramento 2021-08-01 2025-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Greves de fome na Palestina: resistindo à ocupação militar,  à detenção administrativa e ao poder carcerário
2021-08-01
2025-12-31