Integração social de descendentes de imigrantes chineses em Portugal
Integração social de descendentes de imigrantes chineses em Portugal
Descrição

 

A imigração chinesa para a Europa assume uma importância crescente na atualidade dada a expansão económica, política e cultural da China no mundo. No contexto europeu, Portugal não é excepção, uma vez que a comunidade chinesa tem crescido de forma consistente desde a década de 1990. A sedentarização dos imigrantes chineses no nosso país remete para a sua integração social, assim como para a dos seus filhos. O objetivo desta investigação é analisar a integração dos descendentes de imigrantes chineses em Portugal, através da reconstituição das suas trajetórias sociais através de quatro dimensões fundamentais: família, educação, trabalho e redes de sociabilidade. Através de uma metodologia quantitativa (Censos de 1981 a 2011) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão), serão sistematicamente comparados filhos de imigrantes nascidos na China e em Portugal, de forma a captar continuidades e rupturas entre as suas trajetórias e as dos seus progenitores.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Desigualdades, Migrações e Territórios Líder 2014-12-01 2017-11-30
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Sofia Gaspar CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Coordenadora Global 2014-12-01 2017-11-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/38151/2007 Bolsa FCT Bolsa Pós Doutoramento Portugal 53820 53820 2014-12-01 2017-11-30
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Integração social de descendentes de imigrantes chineses em Portugal
2014-12-01
2017-11-30