MIL CC
MIL Comunidades Conectadas
Descrição

 

O projeto MIL – Comunidades Conectadas (MIL CC) tem como objetivo responder a três grandes desafios que as bibliotecas públicas enfrentam atualmente: 1) os bibliotecários carecem frequentemente de formação em literacia dos media e da informação (LMI) e de competências fundamentais, especialmente na era da IA generativa; 2) apesar de existirem recursos de LMI de alta qualidade e disponíveis gratuitamente, a maioria não está adaptada às necessidades específicas das bibliotecas e dos seus utilizadores; 3) as estruturas das bibliotecas e os contextos comunitários variam muito na Europa, mas os recursos da LMI são frequentemente criados sem considerar questões de tradução e adaptação.

 

Para responder a estes desafios, o MIL CC propõe um curso híbrido para bibliotecários, criado e implementado pela Learn to Check (Espanha), envolvendo bibliotecários e membros da comunidade local, incluindo adolescentes, adultos e idosos. Inicialmente em catalão, o curso será traduzido para inglês, português e espanhol, e será atualizado e melhorado com base nos resultados de um projeto-piloto de formação comunitária irlandês que visa capacitar professores, bibliotecários e líderes comunitários para ministrarem oficinas da LMI nas suas comunidades.

 

 

 

Através do curso MIL CC, 150 bibliotecários irão desenvolver projetos comunitários da LMI adaptados aos seus contextos. Irão ainda projetar, implementar e avaliar atividades de LMI, organizando um conjunto de práticas que resultam. Serão também produzidos standards para a implementação do curso e para a criação de projetos, os quais serão validados por parceiros nacionais e por um grupo de especialistas internacionais, seguindo uma metodologia de cocriação.

 

 

 

Quer os materiais da formação quer os standards serão publicados sob licença Creative Commons, além de serem disseminados através de redes existentes (ex: EDMO) e de uma rede de bibliotecas interconectadas, sendo esta última dos principais resultados do MIL CC.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2024-09-01 2026-02-28
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Dublin City University (DCU) Irlanda Parceiro 2024-09-01 2026-02-28
Learn to Check (Learn to Check) Espanha Parceiro 2024-09-01 2026-02-28
Fundação Calouste Gulbenkian (FCC) Portugal Parceiro 2024-09-01 2026-02-28
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Vitor Tomé Investigador Integrado (CIES-Iscte); Coordenador Local 2024-09-01 2026-02-28
Gustavo Cardoso Professor Catedrático (DS); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Investigador 2024-09-01 2026-02-28
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
--- -- Contrato EMIF - -- - Portugal 382025.69 152096.79 2024-09-01 2026-02-28
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

MIL Comunidades Conectadas
2024-09-01
2026-02-28