NEW CHINESE
Novas comunidades chinesas em Portugal
Descrição

Desde o início do século XXI, a imigração e sedentarização de novas comunidades chinesas na Europa (imigrantes de negócios, imigrantes altamente qualificados, estudantes internacionais e imigrantes em busca de qualidade de vida) não têm parado de aumentar. Em Portugal, o crescimento do número de imigrantes chineses tem acompanhado esta tendência europeia, exigindo um conhecimento mais apurado sobre as suas caraterísticas enquanto grupo étnico específico, os seus percursos migratórios, e as suas trajetórias sociais e profissionais. Os estudos existentes sobre esta comunidade ainda são escassos e centrados, essencialmente, nos imigrantes económicos, não considerando a sua heterogeneidade enquanto grupo social ou a diversidade das suas origens geográficas. Como tal, este projeto de investigação pretende contribuir para a análise da diversidade das novas comunidades chinesas em Portugal, através de um conjunto de objetivos concretos: (i) análise comparativa dos seus fluxos migratórios e transnacionais entre Portugal, a Europa e a China; (ii) caraterização dos seus perfis sociais, educativos e culturais; (iii) identificação das suas atividades económicas e profissionais, tendo em especial consideração as estratégias de empreendedorismo desenvolvidas, assim como as oportunidades e limitações económico-profissionais a que poderão estar estruturalmente sujeitos; e (iv) análise das trajetórias de integração social quer das primeiras como das segundas gerações de imigrantes. Os métodos a utilizar neste projeto de investigação serão tanto quantitativos (fontes secundárias de dados estatísticos) como qualitativos (entrevistas semi-estruturadas, entrevistas biográficas).

Equipa: 

Sofia Gaspar (Coord.), Thaís França e Fernando Ampudia de Haro do CIES-IUL; Irene Rodrigues do Instituto do Oriente, ISCSP-ULisboa.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Desigualdades, Migrações e Territórios Líder 2018-11-01 2022-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Fernando Ampudia de Haro CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Investigador 2018-11-01 2022-10-31
Sofia Gaspar CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Coordenadora Global 2018-11-01 2022-10-31
Thais França CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Investigadora 2018-11-01 2022-10-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Novas comunidades chinesas em Portugal
2018-11-01
2024-10-31