O presente projeto consiste em analisar qual é o papel da Mulher no Ensino Doméstico em Portugal, tendo como objetivo verificar certas questões de partida por nós pré-estabelecidas, nomeadamente em relação a diferenças nos papéis de género. Serão realizadas 10 entrevistas semi-estruturadas a mulheres que sejam mães de crianças educadas através do ensino doméstico. Irão ser recolhidos dados que nos permitirão identificar de que forma certos conceitos como os de género, maternidade, nível de educação e classe social se articulam na análise deste fenómeno social. Tendo em conta a ainda recente emancipação da Mulher no mercado de trabalho e na vida quotidiana social, pretendemos examinar até que ponto o ensino doméstico não acabará por se tornar uma maior sobrecarga para estas “novas mulheres – hoje em dia com carreiras profissionais, vidas sociais mais preenchidas e com um espírito de maior emancipação própria – uma vez que são elas próprias que acumulam, com mais frequência, o papel de ‘cuidadoras’ e tutoras no ensino doméstico.
Supervisão: Sofia Gaspar
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Parceiro | 2025-01-03 | 2025-03-31 |
Não foram encontrados registos.
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Beatriz Medeiros Mendes | Assistente de Investigação (CIES-Iscte); | Assistente de Investigação | 2025-01-03 | 2025-03-31 |
Bruna Dias | Assistente de Investigação (CIES-Iscte); | Assistente de Investigação | 2025-01-03 | 2025-03-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
n.a | -- | Bolsa | Iscte - Iniciação Científica no Iscte 2023/2024 - Portugal - Portugal | n.a | n.a | 2025-01-03 | 2025-03-31 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.