PTDC/PSI-GER/29124/2017
Relationships, Exchanges And Leadership: implications for Performance Appraisal and Learning - REAL PAL
Descrição

A imprensa popular deu voz à crescente insatisfação com os sistemas de gestão de desempenho (PM) compartilhados tanto por gerentes quanto por funcionários, e a propostas de sistemas "alternativos". Ilustrativos são dois artigos que apareceram em Harvard Business Review em Abril de 2015: um relatando evidências anedóticas do uso indevido de avaliações de desempenho para servir a uma agenda oculta; o segundo que diz como a Deloitte está a transformar o seu sistema de PM que na forma atual é de ajuda mínima para alimentar o desempenho. A Deloitte não é a única empresa a reestruturar ou mesmo abandonar o seu sistema de avaliação de desempenho, já que muitas grandes multinacionais seguem o mesmo caminho (Cappelli & Tavis, 2016).

A investigação científica também questionou a utilidade e a eficácia dos sistemas de PM como atestado por um debate animado dentro da comunidade científica. O mais recente de uma série é um artigo em Industrial and Organizational Psychology (jornal da SIOP, Divisão 14 da American Psychological Association) que resume pontos de vista opostos sobre o assunto (Adler et al, 2016) e foi seguido por um grande número de comentários que discutiam, entre outros, como o PM poderia ser alterado através da adopção de um foco sobre as relações e intercâmbios interpessoais inerentes a esta prática.

Embora as críticas levantadas em tais comentários sejam persuasivas, ainda faltam pesquisas empíricas dedicadas a esse tema, embora, teoricamente, os especialistas na área defendam uma abordagem mais "informal" (Pulakos et al., 2015). Isso seria enraizado nas atividades de trabalho diário para garantir que o objetivo principal da gestão de desempenho - motivação dos funcionários, aprendizagem e desenvolvimento - é realizado.

Assim, este projeto visa contribuir para o debate em curso sobre como melhorar as práticas de PM e de feedback nas organizações, com foco específico no feedback informal e nas relações interpessoais.

Isso promete preencher uma lacuna importante entre a pesquisa e a prática, aproveitando a oportunidade para estudar novos sistemas de PM à medida que forem implementados e dando à pesquisa um papel proativo (vs reativo) ao aconselhar sobre esses tópicos. Assim, abraçando esta questão muito atempadamente os investigadores irão maximizar o seu impacto, fornecendo em tempo real evidências empíricas e recomendações para as organizações para elas tomarem decisões e alterar as suas práticas atuais sobre PM e desenvolver funcionários e líderes.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte Grupo de Comportamento Organizacional e Recursos Humanos Parceiro 2018-09-26 2018-09-26
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Silvia Dello Russo Investigadora Integrada (BRU-Iscte); Investigadora Responsável 2018-09-26 2018-09-26
Atieh Mirfakhar Investigadora Integrada (BRU-Iscte); Investigadora 2020-07-02 2021-09-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PTDC/PSI-GER/29124/2017 -- Contrato FCT - -- - Portugal 239806.04 239806.04 2018-10-01 2021-09-30
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Relationships, Exchanges And Leadership: implications for Performance Appraisal and Learning - REAL PAL
2018-10-01
2021-09-30