Innovec'EAU
Resíduos de medicamentos nas descargas de instalações para pessoas idosas (lares de idosos e residências seniores): Riscos, ferramentas de análise e processos inovadores e sustentáveis de tratamento.
Descrição

A poluição da água representa hoje um grande desafio tanto ao nível económico como social. Embora a Directiva Quadro da água exija nos países da Europa um controlo de certas substâncias classificadas como "poluentes prioritários", os programas de monitorização revelaram uma contaminação generalizada e persistente das águas superficiais devido a outros compostos designados como contaminantes emergentes, refratários ao tratamento tradicional de purificação das águas residuais. Para melhorar a qualidade do meio ambiente, Innovec'EAU tem como objetivo realizar um estudo sobre as descargas de águas residuais  de lares para idosos localizados no espaço SUDOE e sobre a instalação de tecnologias piloto para o  tratamento e monitorisação de fármacos. O projeto faz parte da estratégia do desenvolvimento sustentável e que inclui aspectos ambientais, sociológicos e económicos. Do ponto de vista tecnológico, o carácter inovador deste projecto centra-se principalmente na junção de um processo físico-químico e de um processo de tratamento biológico para a descontaminação eficiente de águas residuais. Tem como objetivo a implementação de um protótipo na saída de residências para pessoas idosas, como uma forma de  realizar o tratamento de contaminantes na fonte, antes da sua diluição na rede de saneamento urbano. Além disso, serão desenvolvidas ferramentas de análise, de tipo sensor e biossensores eletroquímicos para monitorar poluentes degradabilidade on-line e em tempo real, .

Do ponto de vista socioeconómico, Innovec'EAU irá realizar um estudo comparativo das práticas de prescrição de medicamentos e de tarefas de sensibilização da população para estes riscos. Finalmente, será realizado um estudo de viabilidade económica nos três países (FR, ES, PT).

Estas acções serão facilitados pela presença no consórcio de instituições especializadas em cuidar de pessoas idosas em todo o país SUDOE (SYNERPA (FR), L'Onada (ES) e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (PT)), os potenciais utilizadores da tecnologia desenvolvida.

Desafio

Objetivo específico do Programa: Funcionamento dinérgico e em rede da I+I a nível transnacional a partir da especialização inteligente\

Prioridade do Programa: Promover as capacidades de inovação para um crescimento inteligente e sustentável

Objetivo temático: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

 

 

Abordagem

O projeto Innovec'eau aborda o problema da poluição dos recursos hídricos por novos poluentes (designados por poluentes emergentes), particularmente substâncias farmacêuticas e respectivos resíduos. É uma questão ambiental e socialmente relevante no território SUDOE. De fato, em parte devido ao clima e à qualidade de vida que proporciona, este território é particularmente procurado por reformados, um grupo em crescimento. Esta franja da população reside cada vez com mais frequência em instalações especializadas, também elas consumindo muitos mediccamentos. Desde o início da década de 2000, têm sido realizadas em França pela INERIS e ONEMA muitas campanhas de medição que evidenciaram uma da poluição difusa e persistente das águas superficiais por moléculas da medicamentos. Expelidas depois da ingestão e de uma assimilação incompleta pelos pacientes, estas moléculas são apenas parcialmente eliminadas nas estações de tratamento dos esgotos e encontram-se expostas ao ar. Uma vez comprovada a presença destes compostos nas águas superficiais, levanta-se a questão da eficácia dos tratamentos convencionais. Neste contexto, o projeto Innovec'Eau propõe o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora baseada no acoplamento de um processo biológico e um processo de tratamento físico-químico que permite a despoluição otimizada das emissões realizadas por instituições para idosos. Em paralelo, serão desenvolvidas ferramentas analíticas originais de tipo sensores ou  biossensores, de modo a monitorizar em tempo real, o processo de despoluição. Embora se trate de um projeto eminentemente tecnológico, o Innovec'Eau tem uma abordagem de colaboração com as instituições em causa e de envolvimento das populações.O projeto insere-se totalmente numa abordagem de desenvolvimento sustentável, uma vez que leva em conta as dimensões ambiental, social e económica.. Para tal, reúne um consórcio espalhados por todo o território, que reúne laboratórios académicos e institutos de investigação Franceses, Espanhois e Portugueses, parceiros industriais e um grupo de estabelecimentos que prestam cuidados a idosos.

Impacto Social e Económico

Innovec'Eau tem como objetivo caracterizar e tratar os efluentes provenientes de residências para idosos, afim de eliminar as descargas de resíduos de medicamentos usando processos inovadores. Em consonância com a Directiva-Quadro da Água, a Comissão Europeia criou uma lista de vigilência composta por produtos que podem apresentar um risco significativo para o ambiente aquático. Pela primeira vez aparecem num quadro regulamentar os produtos farmacêuticos (2015/495).

A nível nacional, a estratégia de redução de resíduos hospitalares foi iniciada pelos Ministérios do Ambiente e da Saúde. Está a ser desenvolvido um guia de boas práticas  para implementar ações que reduzam o impacto da atividade hospitalar sobre o meio ambiente.

Na região de Languedoc-Roussillon, este projeto insere-se em três áreas de inovação da Estratégia de 3S: H2O, Transição industrial e energética e Aquisição de dados.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte -- Parceiro 2018-11-30 2018-11-30
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto

Não foram encontrados registos.

Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Resíduos de medicamentos nas descargas de instalações para pessoas idosas (lares de idosos e residências seniores): Riscos, ferramentas de análise e processos inovadores e sustentáveis de tratamento.
2018-11-30
2018-11-30