MEMOTRADE
Social memory of water-related trades and practices: local knowledge and climate change adaptation
Descrição
Para ver o site do projeto, clique aqui: https://memotrade.wordpress.com. To view the project website click here: https://memotrade.wordpress.com

A rede Natura 2000 e um conjunto de locais protegidos que pretendem suster a perda de biodiversidade de a degradação de ecossistemas e constitui um dos principais instrumentos de política ambiental da EU. Até ao momento, a persecução destes objectivos tem estado quase unicamente dependente de medidas de cariz legal e de base científica, e tem desvalorizado o conhecimento local existente nas comunidades que vivem nis sítios protegidos. Estas comunidades têm sido tratadas mais como partes interessadas do que como agentes de mudança e a sua contribuição não tem sido integrada.
 
Este projeto pretende preencher esta lacuna das seguintes formas; (1) preparando um “#banco de memórias” de práticas, ofícios e profissões ligadas ao mar e à zona costeira que contribua para tornar o conhecimento local numa mais-valia para lidar com as alterações climáticas, e permita integrá-lo com outros tipos de conhecimentos; (2) ajudando a integrar a adaptação e as alterações climáticas nas rotinas das comunidades ao promover a partilha de conhecimentos locais, legais e científicos – em workshops horizontais e verticais – de modo a aumentar a consciência mútua, hibridização e negociação entre estes diferentes conhecimentos. O projecto pretende alcançar estes objectivos através de uma trajectória teórico-metodológica descritiva e enraizada em estudos de caso. Ire3mos seleccionar em cada um dos 3 países envolvidos (Portugal, França e Grécia) 1 área protegida importante, e dentro desta estudaremos duas comunidades, onde estudaremos o conhecimento local relacionado com a protecção da biodiversidade, a memória social de praticas e ofícios relacionados com o mar e a costa e da forma como o uso de recursos naturais organiza as relações sociais. Os ofícios e profissões a abordar incluem a pesca, a recolha de algas e bivalves, mas também os que se relacionam com os usos das terras e plantas na zona costeira. O projecto está organizado em três fases. A primeira será direccionada para a recolha de informação científica e local; a segunda fase irá desenvolver os 6 estudos de caso através de uma combinação de métodos que irá permitir aceder à memória e conhecimento locais, e responder a um conjunto de questões analíticas; a terceira fase envolverá o arquivo, a disseminação e debate dos resultados com as comunidades envolvidas e com os principais stakeholders. Ao longo de todo o projeto, várias actividades assegurarão também a divulgação científica dos resultados do projeto.
Os métodos a usar nos estudos de caso serão as entrevistas em profundidade, a análise imprensa e o inquérito por questionário. As entrevistas recorrerão ao inovador método das recorded walking interviews. Estes métodos e instrumentos irão também permitir abordar dois grandes grupos de questões psicossociais: o primeiro relaciona-se com as controvérsias que persistem sobre a natureza do conhecimento local e os resultados dos seus encontros com os conhecimentos legal e científico, e examinará os conflitos bem como os recursos adaptativos e forma de hibridização do conh3ecimento que resultam destes encontros. O segundo relaciona-.se com a forma como a relação com o lugar se relaciona com as representações e as práticas de adaptação às mudanças climáticas e protecção da biodiversidade.

Os produtos resultantes do projecto incluem ainda a criação de u banco de memórias que será arquivado na comunidade e centralmente, a criação de oportunidades de encontro de conhecimentos, que serão orientados para aumentar o reconhecimento mútuo e o desenvolvimento de novas respostas para lidar com a incerteza associada às alterações climáticas em lugares costeiros protegidos, e para a elaboração de recomendações de acção ao nível da EU.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIS-IUL Psychange: Psicologia da mudança societal Parceiro 2013-12-01 2017-09-02
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Paula Castro Professora Catedrática (DPSO); Investigadora Integrada (CIS-IUL); Investigadora Responsável 2013-12-01 2017-09-02
Marta Osório de Matos Investigadora Integrada (CIS-IUL); Investigadora 2017-01-16 2017-08-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Social memory of water-related trades and practices: local knowledge and climate change adaptation
2013-12-01
2017-09-02