chAnGEISM
O que mudou? Experiências e expressões de idadismo 15 anos depois do módulo do Inquérito Social Europeu
Descrição

Cada vez mais pessoas vivem cada vez mais anos. Portugal encabeça esta tendência global, sendo o quarto país do mundo com a maior percentagem de pessoas com 65 ou mais anos na sua população.

O idadismo – o que pensamos (estereótipos), o que sentimos (preconceito) e como agimos (discriminação) em relação aos outros em função da sua idade – tem sido uma preocupação crescente neste contexto de envelhecimento populacional.

A primeira avaliação internacional sistemática deste fenómeno – o módulo Experiências e Expressões de Idadismo do Inquérito Social Europeu (2008-2009) – revelou que o idadismo era a forma de discriminação mais prevalente, sendo experienciado por mais pessoas do que o racismo ou o sexismo.

Quinze anos depois, o projeto chAnGEISM pretende reavaliar as experiências e expressões de idadismo em Portugal, replicando e expandindo este módulo do Inquérito Social Europeu na atualidade.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIS-Iscte -- Líder 2024-09-02 2025-09-01
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
João Mariano Investigador Associado (CIS-Iscte); Coordenador Global 2024-09-02 2025-09-01
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
FS24-1B002 -- Contrato ''la Caixa'' Foundation - Flash call to support research projects on the social impact of longer lifespans (FS24-1B) - Espanha 35000 35000 2024-09-02 2025-09-01
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

O que mudou? Experiências e expressões de idadismo 15 anos depois do módulo do Inquérito Social Europeu
2024-09-02
2025-09-01