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Resumo CV

MARIA MANUELA CALHEIROS é Doutorada em Psicologia Social Comunitária pelo ISCTE (2003), onde foi Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) até 2017, tendo leccionado várias Unidades Curriculares nos três ciclos de estudo. Actualmente é Professora Associada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Os interesses de investigação na área da Psicologia aplicada e translacional enquadram-se teoricamente na psicologia social do desenvolvimento e comunitária, focam-se no bem-estar e nos factores de risco associados ao desenvolvimento de crianças e jovens em risco; mau trato e negligência parental; educação parental; desenho e avaliação de programas de intervenção com famílias e crianças em instituições, escolas e comunidade; e campanhas de prevenção.

De 2005 a 2008 foi Vice-Presidente do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL que acolhe o maior grupo de Psicologia Social do País. Em 2006, criou o Mestrado de Psicologia Comunitária e Protecção de Crianças e Jovens em Risco sendo a Directora do mesmo até 2013. De 2010 a 2013 foi Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia e de 2012 a 2014 foi a Directora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações. Foi ainda a representante da área da Psicologia na Comissão de Ética do ISCTE-IUL durante dois mandatos, tendo criado um conjunto de guidelines e ferramentas com vista à melhoria da ciência nesta Universidade.

Com um elevado foco na avaliação e intervenção psicossocial, Maria Manuela Calheiros tem desenvolvido projectos de investigação e programas de intervenção baseados em teoria e investigação que têm sido aplicados em diversas instituições públicas e privadas. Apresenta fortes relações com a comunidade tendo trabalhado em projectos para o Governo (a nível nacional e do Conselho da Europa), ONGs e IPSS onde transfere conhecimento para os técnicos e instituições; fornece informação técnica para a criação de novos regulamentos legais e guidelines, assim como, para a implementação de mudança organizacional nas instituições sociais e educativas que facilitem a implementação a nível nacional de directrizes e politicas Europeias (e.g., protecção de crianças e jovens em risco, protecção e prevenção da violência nas crianças) e do bem-estar das famílias e crianças. Com 100 publicações científicas, 50 das quais em revistas e livros indexados na Web of Science ou Scopus, a vertente aplicada da sua investigação aos problemas psicossociais tem motivado a realização de múltiplas campanhas sobre prevenção e a publicação nacional de vários livros e artigos para a comunidade académica, técnica e de ensino.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Doutoramento Psicologia Social e Organizacional 2003
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Psicologia Social e Organizacional 1996
Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL
Licenciatura Psicologia 1982
Áreas de Investigação
Psicologia Social do Desenvolvimento e da Educação: A) Negligência e mau trato parental (contextos socioecológicos de risco e protecção nas crianças, família e comunidade) ; B) Contextos de risco, factores sociocognitivos e práticas parentais e desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
Psicologia Social Comunitária: A) Comunidades em risco e prevenção de problemas de integração social; B) Políticas de intervenção na área da protecção de menores, educação, acção social e justiça;
Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Aconselhamento Educacional
Desenho e avaliação de programas de intervenção social, na saúde, educação e justiça