Capítulo de livro
ETNOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: possibilidades no ensino-aprendizagem em aulas de Sociologia
Tatiane Oliveira de Carvalho Moura (Moura, T. O. C.); Patricia Bandeira de Melo (Melo, P. B.); André de Queiroz Pereira (Pereira, A. Q.);
Título Livro
O Ensino de Sociologia no Brasil
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
O objetivo desse capítulo é discutir duas metodologias de pesquisa renovadas como metodologias de ensino: a etnografia e a cartografia social como práticas didáticas utilizadas em aulas de Sociologia no Ensino Médio. Embora a disciplina se chame Sociologia, a prática pedagógica prevê o envolvimento dos três campos das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), daí a pertinência da adoção desses dois recursos. A aplicação dessas metodologias no Ensino Médio redundou de duas experiências didáticas que tinham como objetivo introduzir práticas de pesquisa como práticas de ensino na escola média e viabilizar alternativas significativas de aprendizagem para os educandos. Além dessa introdução, esse capítulo detalha como foi feita a interposição entre as metodologias em sala de aula. Em seguida, expõe como ambas foram aplicadas nas escolas, delineando como ocorreram as práticas em duas instituições. Ao final, traz algumas considerações finais acerca das duas experiências.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
ensino de sociologia,metodologia,etnografia,cartografia social