Book chapter
ETNOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: possibilidades no ensino-aprendizagem em aulas de Sociologia
Tatiane Oliveira de Carvalho Moura (Moura, T. O. C.); Patricia Bandeira de Melo (Melo, P. B.); André de Queiroz Pereira (Pereira, A. Q.);
Book Title
O Ensino de Sociologia no Brasil
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-17 02:48)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
O objetivo desse capítulo é discutir duas metodologias de pesquisa renovadas como metodologias de ensino: a etnografia e a cartografia social como práticas didáticas utilizadas em aulas de Sociologia no Ensino Médio. Embora a disciplina se chame Sociologia, a prática pedagógica prevê o envolvimento dos três campos das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), daí a pertinência da adoção desses dois recursos. A aplicação dessas metodologias no Ensino Médio redundou de duas experiências didáticas que tinham como objetivo introduzir práticas de pesquisa como práticas de ensino na escola média e viabilizar alternativas significativas de aprendizagem para os educandos. Além dessa introdução, esse capítulo detalha como foi feita a interposição entre as metodologias em sala de aula. Em seguida, expõe como ambas foram aplicadas nas escolas, delineando como ocorreram as práticas em duas instituições. Ao final, traz algumas considerações finais acerca das duas experiências.
Acknowledgements
--
Keywords
ensino de sociologia,metodologia,etnografia,cartografia social