Artigo em revista científica
O estado da arte de Comunicação Organizacional
Rita Monteiro Mourão (Mourão, R. M.); Sandra Miranda (Miranda, S.); Gisela Gonçalves (Gonçalves, G.);
Título Revista
Estudos em Comunicação
Ano
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A investigac?a?o em comunicac?a?o organizacional tem vindo a crescer nos u?ltimos anos e a constituir-se como uma necessidade premente para a compreensa?o da dina?mica e do comportamento organizacional. Pore?m, o investimento nesta a?rea de estudo e o entendimento da sua complexidade implica a identificac?a?o de um percurso histo?rico e das linhas de investigac?a?o que lhe sa?o inerentes. O presente trabalho, tem como principal objetivo revisitar as diferentes linhas de investigac?a?o e os respetivos paradigmas que, historicamente, te?m atravessado a investigac?a?o em comunicac?a?o organizacional ate? aos nossos dias. Nesse sentido, sera?o identificados e explicitados os quatro paradigmas principais associados a? comunicac?a?o organizacional, sendo estes: o paradigma positivista; o paradigma interpretativo; o paradigma cri?tico e o paradigma dialo?gico. Esta discussa?o – praticamente inexistente na literatura, torna-se fundamental na?o so? para percebermos o contexto histo?rico da comunicac?a?o organizacional, mas tambe?m para elevarmos o estado de maturidade da disciplina providenciado uma perspetiva integrada da mesma.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comunicação organizacional,Paradigmas,Estado da arte
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PD/BD/114005/2015 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/CCI/00661/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia