Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Schippling, A. & Abrantes, P. (2023). As Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo. Revista Iberoamericana de Educación. 93 (1), 99-110
A. Schippling and P. A. Abrantes, "As Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo", in Revista Iberoamericana de Educación, vol. 93, no. 1, pp. 99-110, 2023
@article{schippling2023_1731979181882, author = "Schippling, A. and Abrantes, P.", title = "As Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo", journal = "Revista Iberoamericana de Educación", year = "2023", volume = "93", number = "1", doi = "10.35362/rie9315969", pages = "99-110", url = "https://doi.org/10.35362/rie9315969" }
TY - JOUR TI - As Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo T2 - Revista Iberoamericana de Educación VL - 93 IS - 1 AU - Schippling, A. AU - Abrantes, P. PY - 2023 SP - 99-110 SN - 1022-6508 DO - 10.35362/rie9315969 UR - https://doi.org/10.35362/rie9315969 AB - O artigo analisa o crescimento recente das escolas internacionais, centrando-se nos estabelecimentos de ensino que oferecem currículos e exames da International Baccalaureate® (IB), a partir de três eixos de pesquisa que se intersetam. Primeiro, procura-se mapear a investigação já produzida sobre este movimento, a nível internacional. Segundo, discute-se a evolução do número de escolas e de estudantes no mundo, com particular atenção às tendências observadas nos países lusófonos e ibero-americanos. Terceiro, apresentam-se resultados de uma análise documental sobre as escolas IB em São Paulo, Lisboa e Maputo, com enfoque nas suas missões e visões institucionais. Além de uma menor expressão, em comparação com o observado em países de língua espanhola, concluiu-se que o crescimento das escolas IB nas metrópoles de língua oficial portuguesa tem sido alimentado tanto pela conversão do modelo das escolas internacionais tradicionais, como pelo surgimento de projetos empresariais especializados neste tipo de escolas. A narrativa da excelência escolar e da formação de líderes globais tende a tornar-se hegemónica. Existem semelhanças, mas também variações entre as escolas IB destas três cidades, as quais relacionamos com os respetivos contextos. ER -