Artigo em revista científica Q3
As Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo
Anne Schippling (Schippling, A.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Título Revista
Revista Iberoamericana de Educación
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-18 19:28)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-18 00:00)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Los Colegios del Mundo del IB en São Paulo, Lisboa y Maputo: crecimiento y diversificación del campo

(Inglês) IB World Schools in São Paulo, Lisbon and Maputo: Growth and diversification of the field

Abstract/Resumo
O artigo analisa o crescimento recente das escolas internacionais, centrando-se nos estabelecimentos de ensino que oferecem currículos e exames da International Baccalaureate® (IB), a partir de três eixos de pesquisa que se intersetam. Primeiro, procura-se mapear a investigação já produzida sobre este movimento, a nível internacional. Segundo, discute-se a evolução do número de escolas e de estudantes no mundo, com particular atenção às tendências observadas nos países lusófonos e ibero-americanos. Terceiro, apresentam-se resultados de uma análise documental sobre as escolas IB em São Paulo, Lisboa e Maputo, com enfoque nas suas missões e visões institucionais. Além de uma menor expressão, em comparação com o observado em países de língua espanhola, concluiu-se que o crescimento das escolas IB nas metrópoles de língua oficial portuguesa tem sido alimentado tanto pela conversão do modelo das escolas internacionais tradicionais, como pelo surgimento de projetos empresariais especializados neste tipo de escolas. A narrativa da excelência escolar e da formação de líderes globais tende a tornar-se hegemónica. Existem semelhanças, mas também variações entre as escolas IB destas três cidades, as quais relacionamos com os respetivos contextos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
International Baccalaureate,Escolas internacionais,Internacionalização,Globalização,Èlites
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
2021.03720.CEECIND Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia