IB World Schools em países de língua portuguesa: Estrutura de campo, processos de implementação e tendências de desenvolvimento
IB World Schools em países de língua portuguesa: Estrutura de campo, processos de implementação e tendências de desenvolvimento
Descrição

Após 2000, houve um notável aumento a nível mundial de escolas internacionais e uma diversificação deste campo educacional. Organizações educativas transnacionais, tais como a International Baccalaureate® (IB), são atores-chave neste processo. Globalmente, o crescimento do IB no sistema público de educação teve um enorme impacto na disseminação ampla das escolas internacionais. 

Nos países de língua portuguesa, a disseminação deste modelo escolar é até agora modesta (com exceção do Brasil), as escolas são privadas e situam-se maioritariamente em centros urbanos globais. Como a investigação sobre escolas internacionais no espaço lusófono é muito limitada, a questão da investigação do projeto é: como evoluiu o processo de implementação do IB nestes países e qual é a posição dos diferentes atores educativos e escolares neste processo?  

O projeto de investigação visa (1) desenvolver uma visão geral da estrutura do campo das IB World Schools em três países diferentes: Portugal, Brasil e Moçambique; (2) analisar os processos de implementação e as diferentes perspetivas dos atores educativos e escolares relacionados com o IB, com base em estudos de caso num centro urbano em cada país (Lisboa, São Paulo, Maputo); e (3) criar dimensões comparativas relativas a este modelo escolar no espaço lusófono e noutros contextos internacionais.

O programa de investigação tem uma abordagem comparativa global e combina conceitos de investigação sobre transnacionalização em educação, tais como o conceito de espaços transnacionais de educação, com teorias críticas sobre educação de elites. A comparação centra-se no desenvolvimento do IB em diferentes contextos sociais, económicos e políticos em cada país, especialmente em relação aos seus sistemas educativos nacionais e toma em consideração questões como a implementação do IB em países do "Sul global" em comparação com outros contextos internacionais.  

Este programa baseia-se num design de investigação qualitativo e multimétodo que inclui entrevistas semiestruturadas com intervenientes de instituições relacionadas com o IB e com direções escolares. Baseia-se igualmente em discussões de grupo com estudantes e professores, observação participante da vida escolar quotidiana e análise dos websites das escolas IB, websites, weblogs e fóruns do IB e outros documentos (online) relacionados com o IB. A análise de dados baseia-se numa abordagem empírica qualitativa reconstrutiva com um grande potencial para a investigação transcultural.  

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2022-07-01 2028-06-30
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Anne Schippling Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Coordenadora Global 2022-07-01 2028-06-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
2021.03720.CEECIND 10.54499/2021.03720.CEECIND/CP1694/CT0005 Contrato FCT - CEEC Individual - Portugal Nível 35 TRU Nível 35 TRU 2022-07-01 2028-06-30
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

IB World Schools em países de língua portuguesa: Estrutura de campo, processos de implementação e tendências de desenvolvimento
2022-07-01
2028-06-30