Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, C. (2022). A Relação Rural-Urbano: A procura por territórios mais sustentáveis. Workshop Dinâmicas Socioeconómicas e Territoriais Contemporâneas.
Exportar Referência (IEEE)
C. L. Mateus,  "A Relação Rural-Urbano: A procura por territórios mais sustentáveis", in Workshop Dinâmicas Socioeconómicas e Territoriais Contemporâneas, Lisboa, 2022
Exportar BibTeX
@misc{mateus2022_1731982889451,
	author = "Mateus, C.",
	title = "A Relação Rural-Urbano: A procura por territórios mais sustentáveis",
	year = "2022"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A Relação Rural-Urbano: A procura por territórios mais sustentáveis
T2  - Workshop Dinâmicas Socioeconómicas e Territoriais Contemporâneas
AU  - Mateus, C.
PY  - 2022
CY  - Lisboa
AB  - Nas últimas décadas, no mundo ocidental, têm-se vindo a assistir a um desenvolvimento desigual e hierárquico do território, que tende para a concentração de capital humano e financeiro nos núcleos urbanos e para a negligência das zonas rurais, cada vez mais despovoadas e empobrecidas. Este cenário condena os territórios rurais a um ciclo vicioso de declínio, marginalização, abandono e empobrecimento, do qual a população escapa, migrando para núcleos urbanos em busca de melhores condições de vida e de trabalho.  Face a este panorama, aparentemente irreversível, propõe-se a análise do problema na sua génese, isto é, a dualidade rural-urbano, no sentido de definir que relações se estabelecem entre o conceito de rural e o conceito de urbano. Assim, identificam-se três lógicas de relacionamento: o rural como oposto do urbano; o rural como parte do urbano; e o rural como alternativa ao urbano.
Com a apresentação destas três visões da dualidade rural-urbano, que coexistem e se sobrepõem em vários períodos históricos, pretende-se desconstruir a ideia de que a desigualdade territorial e a insustentabilidade dos territórios ditos rurais é-lhes inerente e irrevogável, criando assim uma base de discussão sobre os possíveis futuros para a sustentabilidade do rural e do território como um todo.
ER  -