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Aguiar, C. (2023). Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA. Ciclo de Conferências ISPA.
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C. D. Aguiar,  "Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA", in Ciclo de Conferências ISPA, Lisboa, 2023
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@misc{aguiar2023_1716203115507,
	author = "Aguiar, C.",
	title = "Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA",
	year = "2023",
	url = "https://www.ispa.pt/agenda/eventos/ciclo-de-conferencias-promover-o-direito-de-participacao-das-criancas-em-contextos-de-educacao-de-infancia-contributos-do-projeto-participa-cecilia-aguiar/"
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TY  - CPAPER
TI  - Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA
T2  - Ciclo de Conferências ISPA
AU  - Aguiar, C.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
UR  - https://www.ispa.pt/agenda/eventos/ciclo-de-conferencias-promover-o-direito-de-participacao-das-criancas-em-contextos-de-educacao-de-infancia-contributos-do-projeto-participa-cecilia-aguiar/
AB  - As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam e de ver as suas perspetivas respeitadas e consideradas. A implementação deste direito é essencial para uma sociedade democrática embora continue a ser um desafio, nomeadamente no que diz respeito às crianças mais novas.

Considerando que os profissionais de educação de infância constituem guardiões da participação das crianças, o projeto Erasmus+ PARTICIPA desenvolveu uma abordagem de desenvolvimento profissional, envolvendo a criação de um curso online aberto e massivo (MOOC) e instrumentos de autoavaliação para profissionais de educação de infância (coordenadores/as, educadores/as e assistentes operacionais), com o objetivo de promover conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à promoção da participação das crianças. Nesta conferência, descrevemos (a) o processo participativo através do qual os recursos foram desenvolvidos, envolvendo profissionais de educação de infância em Portugal, na Bélgica, na Polónia e na Grécia; e (b) os resultados do estudo de viabilidade desta abordagem. Os resultados obtidos sugerem que o uso destes recursos de desenvolvimento profissional influenciou positivamente as crenças, atitudes e práticas de participação dos profissionais de educação de infância, e pode contribuir para atenuar variações sazonais na qualidade das interações adulto-criança durante o ano letivo, tendo o potencial de influenciar as práticas e experiências de participação das crianças em contextos de educação de infância.
ER  -