Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Aguiar, C. (2023). Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA. Ciclo de Conferências ISPA.
C. D. Aguiar, "Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA", in Ciclo de Conferências ISPA, Lisboa, 2023
@misc{aguiar2023_1732407873713, author = "Aguiar, C.", title = "Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA", year = "2023", url = "https://www.ispa.pt/agenda/eventos/ciclo-de-conferencias-promover-o-direito-de-participacao-das-criancas-em-contextos-de-educacao-de-infancia-contributos-do-projeto-participa-cecilia-aguiar/" }
TY - CPAPER TI - Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA T2 - Ciclo de Conferências ISPA AU - Aguiar, C. PY - 2023 CY - Lisboa UR - https://www.ispa.pt/agenda/eventos/ciclo-de-conferencias-promover-o-direito-de-participacao-das-criancas-em-contextos-de-educacao-de-infancia-contributos-do-projeto-participa-cecilia-aguiar/ AB - As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam e de ver as suas perspetivas respeitadas e consideradas. A implementação deste direito é essencial para uma sociedade democrática embora continue a ser um desafio, nomeadamente no que diz respeito às crianças mais novas. Considerando que os profissionais de educação de infância constituem guardiões da participação das crianças, o projeto Erasmus+ PARTICIPA desenvolveu uma abordagem de desenvolvimento profissional, envolvendo a criação de um curso online aberto e massivo (MOOC) e instrumentos de autoavaliação para profissionais de educação de infância (coordenadores/as, educadores/as e assistentes operacionais), com o objetivo de promover conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à promoção da participação das crianças. Nesta conferência, descrevemos (a) o processo participativo através do qual os recursos foram desenvolvidos, envolvendo profissionais de educação de infância em Portugal, na Bélgica, na Polónia e na Grécia; e (b) os resultados do estudo de viabilidade desta abordagem. Os resultados obtidos sugerem que o uso destes recursos de desenvolvimento profissional influenciou positivamente as crenças, atitudes e práticas de participação dos profissionais de educação de infância, e pode contribuir para atenuar variações sazonais na qualidade das interações adulto-criança durante o ano letivo, tendo o potencial de influenciar as práticas e experiências de participação das crianças em contextos de educação de infância. ER -