Comunicação em evento científico
Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA
Cecília Aguiar (Aguiar, C.);
Título Evento
Ciclo de Conferências ISPA
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam e de ver as suas perspetivas respeitadas e consideradas. A implementação deste direito é essencial para uma sociedade democrática embora continue a ser um desafio, nomeadamente no que diz respeito às crianças mais novas. Considerando que os profissionais de educação de infância constituem guardiões da participação das crianças, o projeto Erasmus+ PARTICIPA desenvolveu uma abordagem de desenvolvimento profissional, envolvendo a criação de um curso online aberto e massivo (MOOC) e instrumentos de autoavaliação para profissionais de educação de infância (coordenadores/as, educadores/as e assistentes operacionais), com o objetivo de promover conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à promoção da participação das crianças. Nesta conferência, descrevemos (a) o processo participativo através do qual os recursos foram desenvolvidos, envolvendo profissionais de educação de infância em Portugal, na Bélgica, na Polónia e na Grécia; e (b) os resultados do estudo de viabilidade desta abordagem. Os resultados obtidos sugerem que o uso destes recursos de desenvolvimento profissional influenciou positivamente as crenças, atitudes e práticas de participação dos profissionais de educação de infância, e pode contribuir para atenuar variações sazonais na qualidade das interações adulto-criança durante o ano letivo, tendo o potencial de influenciar as práticas e experiências de participação das crianças em contextos de educação de infância.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Grant Agreement No. 2019-1-PT01-KA202-060950 Comissão Europeia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.