Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[Comunidade, Educação e Desenvolvimento]
Resumo CV
Cecília Aguiar é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education. Atualmente, coordena o projeto Erasmus+ KidLe: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments.
Qualificações Académicas
Universidade/Instituição | Tipo | Curso | Período |
---|---|---|---|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP
|
Doutoramento | Psicologia | 2006 |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP
|
Pós-graduação | Psicologia (Intervenção Precoce) | 2001 |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP
|
Licenciatura | Psicologia | 1998 |
Áreas de Investigação
Qualidade em educação pré-escolar |
Participação social em contextos pré-escolares |
Aceitação social de crianças com incapacidades |
Qualidade em intervenção precoce |
Classificação Fields of Science and Technology
Psicologia Ciências Sociais |
Ciências da Educação Ciências Sociais |