| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2024/2025 | 2º | Métodos de Investigação Qualitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Psicologia Social do Género | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Métodos de Investigação Qualitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Métodos de Investigação Qualitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Métodos de Investigação Qualitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Tese em Psicologia | -- | Não |
| 2020/2021 | 2º | Ontogénese das Emoções | -- | Não |
| 2020/2021 | 2º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Métodos de Investigação Qualitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Tese em Psicologia II | -- | Não |
| 2019/2020 | 2º | Métodos de Investigação Qualitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Tese em Psicologia I | -- | Não |
Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[Comunidade, Educação e Desenvolvimento]
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (3)
Terminadas (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Inês Peceguina | Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia | Inglês | Iscte | -- | 2019 |
| Tânia Boavida | Professional Development on Collaborative Consultation in Early Childhood Intervention | Inglês | Iscte | -- | 2018 |
| Ana Madalena Gamelas | Pós-doutoramento integrado no projeto "Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância" (PTDC/CPE-CED/117476/2010) | Português | Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, ISPA - Instituto Universitário | -- | 2014 |
Teses de Doutoramento (7)
Em curso (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Zeng Tian | Parcerias escola-família: As perceções e experiências de famílias Chinesas em Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | 2023 |
| Ana Margarida Fialho | Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré escolar: A mediação da regulação emocional e moderação da interação educador-criança | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Zeng Tian | Family-school partnerships: The perceptions and experiences of Chinese Families in Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (4)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Lúcia Vidigal Paixão Aguiar | Classroom composition and quality in early childhood education | Inglês | Iscte | 2018 | 2022 |
| Nadine Elisabete Fernandes Gomes Correia | Children’s right to participate in early childhood education: From rights to empirical evidence | Inglês | Iscte | 2015 | 2020 |
| Milene Ferreira | Teacher-child interactions, disability profile, and social experiences of children in inclusive preschool classroom | Inglês | ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | -- | 2017 |
| Tânia Boavida | Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and objectives | Inglês | ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | -- | 2013 |
Dissertações de Mestrado (57)
Em curso (11)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Catarina Afonso Pereira | A Influência do Stress Académico na Adaptação ao Ensino Superior: O Papel Moderador das Dimensões Parentais | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Adri Guilherme Gonçalves Pimenta | Oportunidades de participação do jardim de infância ao 1ºciclo: uma investigação participativa | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Beatriz Rosa Duarte | Corpos e Fronteiras Coloniais: racialização, hipersexualização e a resistência de mulheres brasileiras em Portugal | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Maria Clara de Moraes Zeferino | Análise de narrativas autobiográficas de transhomens no mercado de trabalho | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Maya Leadbetter Campion | Em curso | Iscte | 2025 | ||
| Nádia Sofia Rebelo Parreira | Parentalidade e competências sociais em crianças em idade pré-escolar | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Mariana Casimiro Daniel | Mediação Parental no acesso à Tecnologia e Competências Socioemocionais em crianças em idade pré-escolar | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Marianna Dimitriou | A definir: Obstáculos à igualdade | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Caroline Farron Isaac | Percepções de estudantes migrantes sobre interações e relacionamentos em ambientes escolares | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Filipa Rodrigues da Fonseca e Silva | Jogo sério sobre a inclusão de crianças imigrantes nas escolas portuguesas | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Vera Lúcia Figueira Caetano | Apoio percebido e auto-eficácia como preditores da prontidão | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (46)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Erika Sofia Mendes Carneiro | Vozes da Infância: Perspetivas de Crianças do 1.º Ciclo sobre a Diversidade Cultural nas Escolas | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Erika Lorena Infante Tavera | Mais do que Suportar: Estratégias de Resistência de Mulheres em Contextos de Dependência Econômica e Violência Baseada em Gênero na Colômbia | Inglês | Iscte | 2025 | 2025 |
| Cynthia Aime Flores Lopez | A Verdadeira Impostora: Colonialidade e Patriarcado nas Trajetórias Acadêmicas de Mulheres Mexicanas na Europa | Inglês | Iscte | 2025 | 2025 |
| Pedro Henrique Pereira Lucas | Relação entre tipos de Motivação e Objetivos: O papel moderador do Tipo de Avaliação | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Beatriz Isabel Banza Marçalo | O Jardim de Infância também é uma Organização: Preditores Organizacionais do Suporte à Autonomia das Crianças | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Mere Elen Keler Teixeira | As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideias no trabalho com as famílias | Português | Iscte | 2022 | 2022 |
| Maria Margarida Narciso Caramona Guedes de Quinhones | Perspetivas de Educadores de Infância acerca da SSTEW - Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Talita de Freitas Mondini Belletti | Justiça Restaurativa, Liderança Moral e Clima Escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderança | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Cristiana dos Santos Almeida Henriques Anacleto | Envolvimento Parental no Processo Educativo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Idade Pré-escolar: Perceções de Pais e Profissionais | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Ana Teresa Noura Gonçalves | Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: as ideias das educadoras de infância | Português | Iscte | 2019 | 2021 |
| Beatriz da Silva Couceiro | Associações entre os Estilos Parentais e a Qualidade das Amizades das Crianças em Idade pré-escolar | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Inês Filipa da Graça da Cruz | Privação Material da Família, Bem-Estar Parental e Envolvimento Parental em Casa | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Catarina Pires da Costa Marcelino | Relações Sociais no Jardim de infância: A relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Clémence da Eira Freitas | Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: Efeito mediador dos problemas de comportamento. | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Inês Galamba Soares | A relação educador-criança: Preditores da perceção dos dois elementos da díade | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Ana Miriam Mata das Neves | A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Beatriz Fragoso Charrano | Perceções das crianças em relação ao direito de participação em salas de jardim de infância | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Joana Sofia Meira Pinto Durães | Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Sara Cristina Pires Caneiras | A Autoeficácia dos Educadores de Infância e a Relação com Crianças com Necessidades Educativas Especiais: O Efeito Moderador do Grau de Incapacidade da Criança | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Joana Godinho da Palma | Avaliação da resposta da Associação Pais em Rede: A perspetiva dos pais/cuidadores | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| André Miguel Marques Raimundo | A relação educadora-criança e as amizades das crianças: O risco como variável moderadora | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Joana Rita Caldeira Albuquerque | A Colaboração entre os Serviços de Intervenção Precoce na Infância e os Serviços de Promoção de Crianças e Jovens em Risco | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Rita Câmara Pacheco | Fatores subjacentes às escolhas sociométricas de crianças em idade pré-escolar | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Pedro Daniel Dias Martins | Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Ana Lúcia Vidigal Paixão Aguiar | Teacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECED dosage and disability status as moderators | Inglês | Iscte | 2015 | 2016 |
| Inês Santiago Gomes da Silva | Estatuto social em contexto pré-escolar: o olhar dos educadores | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Luísa Paio Lopes | Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Cristina Isabel Silveira Marques | Modus Operandi dos Abusadores Sexuais: Caracteristicas Identificadas nas Crianças Abusadas | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Joana Sampaio | As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos | Inglês | Iscte | -- | 2013 |
| Ana Margarida Batista Fialho | Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar | Inglês | Iscte | -- | 2012 |
| Helena Augusto | Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais | Inglês | Iscte | -- | 2012 |
| Bárbara Alexandra Dinis Monteiro Tadeu | A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela | Inglês | Iscte | -- | 2012 |
| Ana Lara Mendes | Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce | Inglês | Iscte | -- | 2012 |
| Ana Catarina Pereira | Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local de intervenção | Inglês | Iscte | -- | 2012 |
| Ana Filipa Vargas Pereira | Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares | Inglês | Iscte | -- | 2011 |
| Marta Rendeiro | Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo | Inglês | Iscte | -- | 2010 |
| Maria Silva | Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Vanessa Cardoso | Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Cláudia Xavier | Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Sofia Cândido | Representações de vinculação parentais | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Luís Formas | Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Raquel Pinto | O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Rita Lourenço | A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação da criança em idade escolar | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Marta Macário | Auto-estima e ausência paterna. | Inglês | Iscte | -- | 2009 |
| Carla Correia | Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso | Inglês | Iscte | -- | 2008 |
| Dina Somsen | A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. | Inglês | Iscte | -- | 2008 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Em curso (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Inês Teixeira Sequeira Pires Alves | Promoção da Autoestima em crianças em idade escolar | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
English