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Cachado, R. (2023). Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas. In Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espirito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 108-116).: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
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R. D. Cachado,  "Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espirito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 108-116
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TY  - CHAP
TI  - Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas
T2  - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - Cachado, R.
PY  - 2023
SP  - 108-116
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf
AB  - Pesquisa de Terreno é uma optativa livre oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas,
que pode ser frequentada por qualquer estudante nacional ou internacional que queira
desenvolver competências no âmbito das metodologias qualitativas para as ciências sociais e
humanas. Coordenada durante anos pela Professora Graça Cordeiro, antropóloga, esta unidade
curricular agrega estudantes dos mais variados cursos de mestrado, mas também alguns de
doutoramento e de licenciatura, chegando a ter quatro turmas, por vezes ultrapassando um
total de cem alunos por semestre. A coordenadora tem convidado vários docentes para ajudar a
lecionar as diferentes turmas, que operam todas no primeiro semestre.
Desde o ano letivo de 2016/2017 que Pesquisa de Terreno é oferecida também em língua inglesa,
havendo sempre uma turma que me cabe lecionar, a convite da coordenadora. Neste artigo
descreverei a experiência que tenho tido ao longo dos anos, procurando dar conta dos desafios
ao nível da língua e ao nível da qualidade da comunicação docente – estudantes, em confronto
com o modelo pedagógico do Iscte. O foco do artigo será, contudo, nas práticas pedagógicas
desenvolvidas. Ao longo de dez sessões, quatro sessões incluem exercícios práticos durante o
tempo da sessão, permitindo uma abordagem que subalterniza o método expositivo e premeia o
debate e a participação de formas diversas. Fora das aulas, os alunos desenvolvem um exercício
etnográfico de curta duração, e os resultados serão igualmente apresentados e analisados,
indicando possíveis melhorias no futuro desta UC, lecionada em língua inglesa.
ER  -