Capítulo de livro
Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas
Rita Ávila Cachado (Cachado, R.);
Título Livro
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Pesquisa de Terreno é uma optativa livre oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas, que pode ser frequentada por qualquer estudante nacional ou internacional que queira desenvolver competências no âmbito das metodologias qualitativas para as ciências sociais e humanas. Coordenada durante anos pela Professora Graça Cordeiro, antropóloga, esta unidade curricular agrega estudantes dos mais variados cursos de mestrado, mas também alguns de doutoramento e de licenciatura, chegando a ter quatro turmas, por vezes ultrapassando um total de cem alunos por semestre. A coordenadora tem convidado vários docentes para ajudar a lecionar as diferentes turmas, que operam todas no primeiro semestre. Desde o ano letivo de 2016/2017 que Pesquisa de Terreno é oferecida também em língua inglesa, havendo sempre uma turma que me cabe lecionar, a convite da coordenadora. Neste artigo descreverei a experiência que tenho tido ao longo dos anos, procurando dar conta dos desafios ao nível da língua e ao nível da qualidade da comunicação docente – estudantes, em confronto com o modelo pedagógico do Iscte. O foco do artigo será, contudo, nas práticas pedagógicas desenvolvidas. Ao longo de dez sessões, quatro sessões incluem exercícios práticos durante o tempo da sessão, permitindo uma abordagem que subalterniza o método expositivo e premeia o debate e a participação de formas diversas. Fora das aulas, os alunos desenvolvem um exercício etnográfico de curta duração, e os resultados serão igualmente apresentados e analisados, indicando possíveis melhorias no futuro desta UC, lecionada em língua inglesa.
Agradecimentos/Acknowledgements
Conselho Pedagógico Iscte; Graça Cordeiro; Inês Pereira
Palavras-chave
Pesquisa de terreno,Atividades pedagógicas em sala de aula

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.