Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S. & Pintassilgo, S. (2023). Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores. In Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espirito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 33-42). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes and S. I. Pintassilgo,  "Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espirito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 33-42
Exportar BibTeX
@incollection{gomes2023_1732252253752,
	author = "Mateus, S. and Pintassilgo, S.",
	title = "Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores",
	chapter = "",
	booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "33-33",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores
T2  - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - Mateus, S.
AU  - Pintassilgo, S.
PY  - 2023
SP  - 33-42
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf
AB  - No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de
diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais
(fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em
áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados
como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição
de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a
prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses,
da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão
de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a
aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados.
ER  -