Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mateus, S. & Pintassilgo, S. (2023). Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores. In Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espirito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 33-42). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
S. C. Gomes and S. I. Pintassilgo, "Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espirito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 33-42
@incollection{gomes2023_1732252253752, author = "Mateus, S. and Pintassilgo, S.", title = "Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores", chapter = "", booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte", year = "2023", volume = "", series = "", edition = "", pages = "33-33", publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa", address = "Lisboa", url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf" }
TY - CHAP TI - Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores T2 - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte AU - Mateus, S. AU - Pintassilgo, S. PY - 2023 SP - 33-42 CY - Lisboa UR - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf AB - No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais (fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses, da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados. ER -