Capítulo de livro
Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores
Sandra Mateus (Mateus, S.); Sónia Pintassilgo (Pintassilgo, S.);
Título Livro
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais (fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses, da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Pedagogia,Práticas pedagógicas,Música como recurso pedagógico,Ensino Superior,Imagens como recurso pedagógico

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.