Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, Maria Antónia (2023). Memórias locais e literatura: Saramago e a história oral. I Congresso Iberoamericano de História Local.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "Memórias locais e literatura: Saramago e a história oral", in I Congr.o Iberoamericano de História Local, Plasencia, 2023
Exportar BibTeX
@misc{almeida2023_1766330466024,
	author = "Almeida, Maria Antónia",
	title = "Memórias locais e literatura: Saramago e a história oral",
	year = "2023",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://eventos.unex.es/86735/detail/i-congreso-iberoamericano-de-historia-local-i-congresso-ibero-americano-de-historia-local-1st-ibero.html"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Memórias locais e literatura: Saramago e a história oral
T2  - I Congresso Iberoamericano de História Local
AU  - Almeida, Maria Antónia
PY  - 2023
CY  - Plasencia
UR  - https://eventos.unex.es/86735/detail/i-congreso-iberoamericano-de-historia-local-i-congresso-ibero-americano-de-historia-local-1st-ibero.html
AB  - Em 2022 comemorou-se o centenário de José Saramago, autor consagrado com o prémio Nobel da literatura. Analisa-se aqui a sua obra Levantado do Chão na sua componente de levantamento da história oral de uma vila alentejana. Quando em 1976 o autor se instalou no Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, e conversou com os participantes no processo de reforma agrária em curso, recolheu um conjunto de memórias que usou na sua obra literária, publicada em 1980, contribuindo assim para o registo escrito da história dos indivíduos e dos grupos que constituíam aquela sociedade local.
Duas décadas mais tarde entrevistei uma série de pessoas de diferentes grupos sociais intervenientes no processo de reforma agrária em Avis. O resultado do levantamento foi usado na dissertação de doutoramento e mais tarde publicado em livro: Memórias Alentejanas do Século XX, que nos divulga histórias de vida de uma geração em grande parte já desaparecida, que viveu o regime do Estado Novo em meio rural e participou ativamente na transição para a democracia. 
As entrevistas incidiram sobre as relações familiares, infância, condições de vida e trabalho, educação, habitação, vestuário. Apresentam-se aqui alguns exemplos de frases, situações e acontecimentos, assim como algumas tragédias e alegrias, que revelam as semelhanças entre a obra de Saramago e as Memórias Alentejanas…, com o objetivo de mostrar como fontes tão diversas como a história oral, a literatura ou a fotografia podem alcançar uma posição de relevo na construção de imagens e na descrição de realidades, enriquecendo a história e contribuindo para um melhor entendimento das vivências do interior rural do sul de Portugal e das transformações sofridas ao longo do século XX. 

ER  -