Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Passos, A.M., Passos, A. M., Ramalho, N., Silva, S.A., Andrade C., Andrade, C. C....Caetano, António (2016). Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico. In J. M. Mendes, A. Caetano, J. M. C. Ferreira (Ed.), Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal. (pp. 215-246). Coimbra: Almedina.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Passos et al.,  "Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico", in Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal, J. M. Mendes, A. Caetano, J. M. C. Ferreira, Ed., Coimbra, Almedina, 2016, pp. 215-246
Exportar BibTeX
@incollection{passos2016_1732196674288,
	author = "Passos, A.M. and Passos, A. M. and Ramalho, N. and Silva, S.A. and Andrade C. and Andrade, C. C. and Caetano, António",
	title = "Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico",
	booktitle = "Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal",
	year = "2016",
	edition = "1ª",
	pages = "215-215",
	publisher = "Almedina",
	address = "Coimbra",
	url = "http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=33453"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico
T2  - Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
AU  - Passos, A. M.
AU  - Passos, A.M.
AU  - Ramalho, N.
AU  - Silva, S.A.
AU  - Andrade C.
AU  - Andrade, C. C.
AU  - Caetano, António
PY  - 2016
SP  - 215-246
CY  - Coimbra
UR  - http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=33453
AB  - No capitulo 2, salientou-se que a abordagem psicossociologica ganhou solidez ao longo das ultimas decadas atraves de propostas teoricas abrangentes como as de Tinto (2004) e de Braxton (2004). Estas abordagens tem vindo, genericamente, a salientar uma interacao, ou acao conjugada, entre fatores organizacionais e fatores individuais na promocao do sucesso e abandono academicos.
Os fatores organizacionais, de natureza dinamica, compreendem as praticas pedagogicas (Cassidy e Eachus, 2000; Murray, 1983, 2005), o ambiente academico e de servicos (Baird, 2004) e a integracao académica e social (Tinto, 2000). Considera-se que a conjugacao entre praticas pedagogicas ajustadas aos requisitos de aprendizagem e um ambiente academico positivo (Lizzio, Wilson e Simons, 2002), a par de uma integração academica e social bem sucedida (e.g., Tinto, 2004; Braxton et al., 2004), constituem, genericamente, fatores institucionais que promovem o sucesso academico e previnem o abandono.
No que diz respeito aos fatores individuais, a literatura salienta as motivações dos estudantes (sejam elas de natureza mais instrumental, focadas na empregabilidade do curso, ou de natureza mais identitaria, focadas na vocacao), os recursos financeiros, a resiliencia psicologica, e a motivação para o desempenho, como elementos protetores da persistencia académica e sucesso academico. Espera-se que a percecao de empregabilidade, a par de uma identificacao vocacional com o curso, e de uma motivação para o desempenho, associadas a elevada resiliência e a recursos financeiros suficientes para fazer face aos custos economicos e sociais do curso, contribuam para promover o sucesso academico e inibir o abandono. Assim, o modo como os fatores organizacionais e os individuais se conjugam constituira um determinante fundamental do desempenho académico.

ER  -