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Passos, A. M., Passos, A.M., Ramalho, N., Silva, S.A., Andrade C., Andrade, C. C....Caetano, António (2016). Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico. In J. M. Mendes, A. Caetano, J. M. C. Ferreira (Ed.), Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal. (pp. 215-246). Coimbra: Almedina.
A. M. Passos et al., "Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico", in Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal, J. M. Mendes, A. Caetano, J. M. C. Ferreira, Ed., Coimbra, Almedina, 2016, pp. 215-246
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TY - CHAP TI - Análise das dimensões psicossociais do sucesso académico T2 - Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal AU - Passos, A.M. AU - Passos, A. M. AU - Ramalho, N. AU - Silva, S.A. AU - Andrade C. AU - Andrade, C. C. AU - Caetano, António PY - 2016 SP - 215-246 CY - Coimbra UR - http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=33453 AB - No capitulo 2, salientou-se que a abordagem psicossociologica ganhou solidez ao longo das ultimas decadas atraves de propostas teoricas abrangentes como as de Tinto (2004) e de Braxton (2004). Estas abordagens tem vindo, genericamente, a salientar uma interacao, ou acao conjugada, entre fatores organizacionais e fatores individuais na promocao do sucesso e abandono academicos. Os fatores organizacionais, de natureza dinamica, compreendem as praticas pedagogicas (Cassidy e Eachus, 2000; Murray, 1983, 2005), o ambiente academico e de servicos (Baird, 2004) e a integracao académica e social (Tinto, 2000). Considera-se que a conjugacao entre praticas pedagogicas ajustadas aos requisitos de aprendizagem e um ambiente academico positivo (Lizzio, Wilson e Simons, 2002), a par de uma integração academica e social bem sucedida (e.g., Tinto, 2004; Braxton et al., 2004), constituem, genericamente, fatores institucionais que promovem o sucesso academico e previnem o abandono. No que diz respeito aos fatores individuais, a literatura salienta as motivações dos estudantes (sejam elas de natureza mais instrumental, focadas na empregabilidade do curso, ou de natureza mais identitaria, focadas na vocacao), os recursos financeiros, a resiliencia psicologica, e a motivação para o desempenho, como elementos protetores da persistencia académica e sucesso academico. Espera-se que a percecao de empregabilidade, a par de uma identificacao vocacional com o curso, e de uma motivação para o desempenho, associadas a elevada resiliência e a recursos financeiros suficientes para fazer face aos custos economicos e sociais do curso, contribuam para promover o sucesso academico e inibir o abandono. Assim, o modo como os fatores organizacionais e os individuais se conjugam constituira um determinante fundamental do desempenho académico. ER -