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Brochado, A. & Marins, F. V. (2009). Segmentação no mercado dos vinhos verdes na região norte de Portugal: o caso dos gestores de restauração. RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 11 (30), 7-18
A. M. Brochado and F. V. Martins, "Segmentação no mercado dos vinhos verdes na região norte de Portugal: o caso dos gestores de restauração", in RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios, vol. 11, no. 30, pp. 7-18, 2009
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TY - JOUR TI - Segmentação no mercado dos vinhos verdes na região norte de Portugal: o caso dos gestores de restauração T2 - RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios VL - 11 IS - 30 AU - Brochado, A. AU - Marins, F. V. PY - 2009 SP - 7-18 SN - 1806-4892 UR - https://rbgn.fecap.br/RBGN AB - Apesar de ser sabido que é necessário conhecimento para se produzir o vinho, atualmente também é necessário um conhecimento para tal comercialização. Apesar do conhecimento para fazer um melhor vinho ter ocupado acadêmicos e produtores durante séculos, o reconhecimento da necessidade de um esforço especial para a comercialização é um tema recente. Historicamente, os fatores de sucesso para as empresas que comercializam vinho são baseados na tecnologia de produção e na qualidade dos seus produtos. No entanto, o aumento da competitividade do mercado requer, hoje, o conhecimento do consumidor de vinho para melhor satisfazer as suas necessidades. O mercado dos vinhos tem crescido em sofisticação e as oportunidades de segmentação de mercado têm também tem crescido. Este trabalho fornece uma revisão de alguns estudos sobre o comportamento do consumidor de vinho no contexto da segmentação de mercado. Usando como base de segmentação nove variáveis que medem a importância atribuída a características tangíveis e intangíveis no processo de aquisição do vinho. Propõe-se uma classificação dos gestores de restauração da região Norte de Portugal em dois grupos. ER -
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